Município, em articulação com a Rede de Bibliotecas de Ponte de Lima e os Agrupamentos de Escolas do concelho, organizam Concurso Concelhio de Leitura, no próximo dia 3 de março, que proporcionará aos alunos acesso direto ao Concurso Nacional de Leitura.
A aposta na diversidade cultural pelo Município de Ponte de Lima, patente na dinamização da vertente cultural ao nível da promoção de competências de literacia na comunidade escolar e na valorização e consolidação de hábitos de leitura na população limiana, proporciona as condições necessárias para a organização de mais uma edição do Concurso Concelhio de Leitura.
Assim, no próximo dia 3 de março, pelas 10h00, na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, terá lugar mais uma edição daquele concurso, que dará acesso direto ao Concurso de Leitura a nível nacional.
Os alunos vencedores do concurso concelhio transitarão para a Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, que se realizará em Valença no dia 22 de abril de 2022, com a prova escrita, e no dia 29 de abril com a prova oral (ou prova de palco).
Os livros selecionados para esta edição do Concurso Concelhio de Leitura de Ponte de Lima versam sobre os seguintes autores e obras:
1.º Ciclo – 3.º e 4.º ano
Título: Uma mão cheia;
Autor: Pedro Seromenho;
Edição: Porto Editora
2.º Ciclo – 5.º e 6.º ano
Título: O neto do Condor: dos Andes a Barcelona;
Autor: Jesús Ballaz;
Ilustração: Kim Amate;
Edição: Akiara Books.
3.º Ciclo – 7.º, 8.º e 9.º ano
Título: Pardalita;
Autor: Joana Estrela;
Edição: Planeta Tangerina.
Ensino Secundário
Título: Princípio de Karenina;
Autor: Afonso Cruz;
Edição: Companhia das Letras.
Todos os concorrentes serão galardoados com certificados e aos vencedores, por cada nível de ensino, serão oferecidos prémios.
O município de Ponte de Lima relembra que "consciente da sua responsabilidade para com as gerações mais jovens e da importância da promoção do livro, a Câmara Municipal de Ponte de Lima continua a apostar na dinamização deste concurso e na prática regular de atividades como a leitura e a escrita que se consideram fatores primordiais para o desenvolvimento intelectual das crianças e dos jovens, ao estimular a sua imaginação e criatividade, potenciando a aquisição de múltiplas competências e de valores de cidadania."
Comments