A missão no Brasil tem como objetivo reforçar a política de internacionalização do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em áreas consideradas cruciais para a Instituição, como é disso exemplo a investigação, a mobilidade académica e a dupla certificação.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) continua a apostar na cooperação internacional. Neste momento, a vice-presidente do Politécnico, Ana Paula Vale, está no Brasil a participar na Conferência FAUBAI 2023, organizada pela Associação Brasileira de Educação Internacional, que decorre em Belo Horizonte. No decorrer do evento, Ana Paula Vale assinou mais um protocolo de cooperação, desta feita com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.
Com o propósito de reforçar a internacionalização da Instituição nas áreas da investigação, da mobilidade académica e da dupla certificação, o Politécnico de Viana do Castelo tem já estabelecidas “diversas parcerias com instituições”, sendo que a viagem ao Brasil não se esgota no estreitar desses acordos. Ana Paula Vale afirma que é intenção do IPVC “reforçar os planos de ação já estabelecidos com cada uma dessas instituições, sendo esse, de resto, um dos eixos estratégicos da atual presidência”.
Este ano, o Politécnico de Viana do Castelo apresenta-se no Brasil num formato ainda mais inovador e tecnológico. Através de um simples postal, com um telemóvel e um QR Code, pode ficar a conhecer-se todo o universo IPVC, a sua oferta formativa e as suas seis Escolas. E tem sido desta forma, com realidade aumentada, que o Politécnico de Viana do Castelo abre as portas da Instituição e se dá a conhecer nas Feiras de Ensino nacionais e internacionais; desta feita, na FAUBAI, um palco privilegiado direcionado para a internacionalização do Ensino Superior Politécnico Português no Brasil.
“A internacionalização permite abrir o mercado nacional português a estudantes internacionais, nomeadamente através do programa Erasmus, mas são também criadas condições para a mobilidade do corpo docente do IPVC. Por outro lado, as empresas precisam, cada vez mais, de mão-de-obra qualificada, num trabalho de proximidade e cooperação com a academia, por isso, a presença do IPVC na FAUBAI assume particular relevo”, destaca, ainda, a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo.
CÔNSUL PORTUGUÊS NO STAND DE PORTUGAL
Durante a FAUBAI e num espaço de feira dedicado à promoção do Ensino Superior Português, o Politécnico de Viana do Castelo recebeu a visita do cônsul de Portugal em Belo Horizonte, Rui Almeida, que se mostrou agradavelmente surpreso pela aposta que o IPVC tem feito a nível de oferta formativa, com a abertura, recorde-se, de duas novas licenciaturas, já no próximo ano letivo, que pretendem dar resposta às áreas de interesse dos futuros estudantes do ensino superior: Gastronomia e Artes Culinárias e Artes e Cinema Digital. Destacam-se também, nestas áreas, os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) em Turismo da Gastronomia e Vinhos, e Artes e Fabricação Digital.
Subordinada à temática “Construir conhecimento com todas as vozes”, a edição desde ano da FAUBAI tem-se afigurado como uma excelente oportunidade para o IPVC promover, também, a forte ligação que tem ao setor empresarial, económico e social de toda a região do Alto Minho, numa lógica de captação de estudantes e investigadores internacionais.
Comments