top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Politécnico de Viana do Castelo avança com cursos intensivos em Cibersegurança

As formações em Cibersegurança irão decorrer essencialmente em regime online e terão lugar nos meses de junho e julho. As candidaturas estão a decorrer para os cursos em Princípios Técnicos de Cibersegurança, Responsável de (Ciber)Segurança e Princípios e Metodologias de Gestão de Risco, a serem ministrados na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).




homem a programar computadores. conceito de cibersegurança

A integrar a E-Academy há dois anos, o Politécnico de Viana do Castelo avança com três cursos intensivos na área da Cibersegurança. Princípios Técnicos de Cibersegurança, Responsável de (Ciber)Segurança e Princípios e Metodologias de Gestão de Risco serão os cursos ministrados na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, já nos próximos meses de junho e julho.

 

As formações terão a duração de 35 horas cada, em regime híbrido, embora a maioria das aulas vá funcionar online. As candidaturas estão já a decorrer.

 

De forma mais detalhada, "a formação em Princípios Técnicos de Cibersegurança irá permitir aos formandos adquirir conhecimentos sobre blocos essenciais da programação imperativa, incluindo a comunicação com processos remotos no modelo cliente-servidor. Esta formação permitirá, ainda, a utilização de uma ferramenta para partilha de código em repositórios, conhecer os principais mecanismos criptográficos para proteção de informação, assim como formas de garantir a confidencialidade dos dados em repouso, os principais aspetos dos mecanismos de autenticação e controlo de acessos, bem como os principais riscos atuais das aplicações", explica o Politécnico.

 

Já a formação em Responsável de (Ciber)Segurança visa "dotar os formandos de um conjunto de competências necessárias para auxiliar na gestão da cibersegurança de empresas, nomeadamente, planos de cibersegurança, inventariação de ativos e análise de risco, notificação de incidentes e legislação associada."

 

Por fim, o curso intensivo de Princípios e Metodologias de Gestão de Risco "irá permitir aos formandos ter as seguintes capacidades: prever potenciais riscos derivados de determinada decisão, definir estratégias avançadas de mitigação de risco nas diversas áreas de IT e, ainda, utilizar ferramentas para gerir e tratar dados e conhecimento básico de como processar corretamente dados e dos mecanismos a utilizar em termos de destruição, armazenamento e processamento de dados."

 

Para inscrições e mais informações, consulte:

 

 

A C-Academy é um programa de formação avançada em Cibersegurança para a administração pública e o setor privado, desenvolvido pelo Centro Nacional de Cibersegurança, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

 

Este programa de formação avançada em Cibersegurança encontra-se alinhado com o Regime Jurídico da Segurança do Ciberespaço. No âmbito do PRR, o programa tem como objetivo dotar de competências avançadas em Cibersegurança 9800 formandos até ao primeiro trimestre de 2026 em parceria com as instituições de ensino.

 

A C-Academy foi construída para abranger todo o território nacional e formar, acima de tudo, profissionais da Administração Pública, operadores de infraestruturas críticas, operadores de serviços essenciais e prestadores de serviços digitais. A formação funciona com cursos intensivos de 35 e de 70 horas.

 



 

0 comentário

Commentaires


bottom of page