16 de Maio, 2024
O Plano Operacional Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho foi apresentado, ontem, no Cine Teatro João Verde, em Monção, contando com a presença, entre outros, do Presidente Distrital da Proteção Civil, Vítor Paulo Pereira, e do Comandante Sub-Regional de Proteção Civil, Marcos Domingues.
Num auditório preenchido com vários elementos de organismos pertencentes às comissões municipais de proteção civil da região do Alto Minho, bem como presidentes de junta do concelho, a Câmara Municipal de Monção esteve representada pela Chefe de Gabinete da Presidência, Célia Rodrigues.
Após uma breve caracterização do “quadro” verificado em 2023, abordaram-se as medidas previstas e o dispositivo operacional para o presente ano. "O plano, sempre sujeito às vicissitudes e contingências do tempo, tem como objetivo geral responder às necessidades locais, tanto no combate aos incêndios, como na proteção das populações", explica o município.
Neste particular, os responsáveis reforçaram a importância de uma comunidade atenta e ativa, chamando a atenção para a necessidade das populações locais desempenharem um papel preventivo, vigilante e cooperante, de forma a alcançarmos o resultado desejável por todos.
Concluídas as intervenções, seguiu-se uma mesa-redonda. Com tudo dito, ressalvou-se a continuidade de, em conjunto, manifestarmos o propósito de “derrubar muros e construir pontes“, para que “este território perigosamente belo” seja protegido, preservado e potenciado. Uma missão de todos e para todos.
Comments