O Município de Paredes Coura juntamente com mais nove entidades -- Universidades, Institutos de Investigação, Comunidade Intermunicipal e Organizações Não Governamentais, de Portugal e Espanha – avançaram com uma parceria com o compromisso de estabelecer uma rede colaborativa para implementar e desenvolver o projeto denominado Laboratório Rural.
“O despovoamento rural e os avanços da floresta não são os melhores caminhos para assegurar com maior eficácia a proteção ambiental. A melhor forma de proteger o meio ambiente é através da presença humana nos territórios e da implementação de práticas inovadores que atualizam modos de produção, práticas e tecnologias antigas que respeitam o ritmo certo do mundo e garantam o equilíbrio ambiental entre o homem e a paisagem. Porque, no fundo, paisagem é relação”, defende Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, justificando assim este novo projeto: “O nosso Laboratório Rural nasce, precisamente, neste contexto de fazer as coisas bem e de forma sustentada com o conhecimento mais atualizado de instituições e cientistas em permanente diálogo com a comunidade”, salienta.
Tendo como área geográfica de intervenção o concelho de Paredes de Coura, com especial destaque para a Paisagem Protegida do Corno de Bico, o Laboratório Rural tem por objetivo estimular a inovação e o desenvolvimento rural, fazendo parte desta parceria a Universidade da Coruña, Universidade de Vigo, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO – Universidade do Porto), Instituto Superior de Agronomia (Lisboa), Centro de Investigação de Montanha (CIMO – Instituto Politécnico de Bragança), Instituto Politécnico de Viana do Castelo, CIM Alto Minho, Associação Portuguesa de Tracção Animal e a Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico.
São propósitos deste Laboratório Rural estimular e responder a iniciativas das comunidades rurais que desejem adotar uma direção inovadora, mas sem os meios financeiros ou técnicos para fazê-lo. Mas também demonstrar a capacidade de renovar a ruralidade, explorar novos caminhos e soluções para as questões do desenvolvimento rural e ação climática, concentrando-se em abordagens ou modelos colaborativos ou baseados na comunidade. Aumentar o controlo das áreas rurais sobre seu futuro e seu desenvolvimento a partir de iniciativas das quais eles são os iniciadores e designers, mas também identificar caminhos de potencial sucesso e sustentáveis que possam servir de vitrine para outras comunidades rurais, captando e direcionando fontes de financiamento nacionais e/ou internacionais, articulando também a assistência financeira e acompanhamento técnico/investigação de projetos.
O desenvolvimento do projeto Laboratório Rural é participado por todas as entidades que subscrevem esta parceria, sendo a coordenação efetuada pelo Município de Paredes de Coura e com todas as atividades, ações e projetos de caráter técnico-científico, formativo, informativo e de promoção a realizarem-se neste concelho, nomeadamente na Paisagem Protegida do Corno de Bico.
Foto Laboratório Rural: alunos de engenharia florestal da Universidade de Vigo a acompanhar uma ação de gestão florestal em operações silvícolas com recurso a tração animal e promovida pela APTRAN, na Colónia Agrícola de Chã de Lamas.
Para a Professora Joana Nogueira, da ESA-IPVC, “a tarefa que pudemos observar responde simultaneamente a objetivos de eficácia, eficiência, bem-estar animal, segurança laboral e redução dos impactos negativos da atividade humana sobre sistemas naturais com elevado valor de conservação”.
Comments