top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Paredes de Coura acolhe, este domingo, o 2º BTT DHI Insalde

O mês de abril arranca com a primeira prova de BTT DHI do Campeonato do Minho – Cision, com o 2.º BTT DHI Insalde – Paredes de Coura, cujo traçado courense irá receber os principais pilotos portugueses e espanhóis, prevendo-se muitas bicicletas e adrenalina este domingo, 2 de abril, a partir das 9h00.




ciclista em salto no monte

O 2.º BTT DHI Insalde – Paredes de Coura, tem a capacidade de “promover o uso da bicicleta em todas as vertentes e modalidades, desde as que potenciam maior adrenalina, como é o caso do DHI até à BTT, gravel ou estrada. O importante é envolver as pessoas e despertar-lhes o gosto pela utilização da bicicleta”, defende Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara de Paredes de Coura, que em parceria com a Associação de Ciclismo do Minho, a Federação Portuguesa de Ciclismo e as Juntas de Freguesia de Insalde e Porreiras promovem esta prova na pista de Insalde e aberta às categorias de escolas (infantis e juvenis), cadetes, juniores, sub-23, elites e masters, masculinos e femininos, bem como aos atletas da categoria open.


A entrada do paddock está marcada para as 08h00 e a abertura dos treinos oficiais para as 09h00. Por sua vez, a manga de qualificação está marcada para as 14h00 e a manga de classificação arranca às 15h30, num 2.º BTT DHI Insalde que se apresenta na firme disposição de se tornar uma prova de referência, depois de uma primeira edição marcada pelo sucesso e que determinou os campeões do Minho de 2022.



II Encontro com Ciência - A Terra no Universo e Nós na Terra | 31 de março | Centro Cultural


Já o II Encontro com Ciência - A Terra no Universo e Nós na Terra que arranca esta sexta-feira, 31 de março, traz ao Centro Cultural reconhecidos investigadores e académicos como João Lages (University College London), Angelina S. Palma (Universidade Nova de Lisboa), José Brilha (Universidade do Minho), José Alves (Universidade de Aveiro), Maria Dias (Universidade Nova de Lisboa), mas também Mónica Maia-Mendes da ASPEA-Associação Portuguesa de Educação Ambiental e o ilustrador científico Nuno Farinha.

círculo dividido em duas cores: laranja em cima, e azul em baixo, simbolizando o mar

‘O impacto da biologia e da química dos açúcares na saúde e doenças humanas’, mas também ‘Oceanos: ecologia e conservação da biodiversidade marinha e costeira’, ‘Conservação dos recursos hídricos e Educação para o Desenvolvimento Sustentável’ ou a ‘Migração das aves limícolas’ são alguns dos temas que vão atravessar este II Encontro com Ciência dinamizada pelo Clube Ciência Viva na Escola, do Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura, e Clube SOS Terra, com o apoio do Município de Paredes de Coura.


‘Vulcões ativos e Gases poluentes: composição química, informação e monitorização na prevenção de risco vulcânico em várias partes do Mundo’ ou a ‘Exploração de lugares remotos: South Sandwich Islands, National Geographic’, bem como ‘Geodiversidade: um bem comum para todos’ são outras das comunicações em destaque, numa iniciativa desenhada para alunos, docentes e público em geral, e que na manhã de sábado se prolonga com a ‘Apresentação e debate sobre ‘As Energias do Mar e Hidrogénio: sua viabilidade’.


Exibição do filme ‘Tudo em todo o lado ao mesmo tempo’ | 1 e 2 de abril


No que toca ao cinema, a proposta deste fim de semana não podia ser mais apelativa com o multi-oscarizado ‘Tudo em todo o lado ao mesmo tempo’ [Everything Everywhere All at Once], escrito e realizado por Daniel Kwan e Daniel Scheinert.

mulher chinesa fazendo gestos de artes marciais

Com sete estatuetas conquistadas, melhor filme, melhor realização, melhor atriz principal, melhor atriz secundária, melhor ator secundário, melhor direção e melhor argumento original, ‘Tudo em todo o lado ao mesmo tempo’ é uma hilariante e emocionante aventura de ação e ficção científica acerca de uma exausta mulher chinesa de cidadania americana que parece não conseguir terminar os seus impostos.


Horário: Dia 01 – 21h30 Dia 02 - 15h00 e 21h30

‘Abril dentro de portas’


O mês da conquista da liberdade está aí e é evocado e celebrado com a iniciativa ‘Abril dentro de portas’, que atravessa todo o mês em Paredes de Coura com uma exposição, literatura e música.

ilustração com cravos vermelhos

Assim, entre 1 e 28 de abril, a Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro acolhe a exposição “25 de abril 74 – Breve roteiro fotográfico”, patente no Auditório da Biblioteca. Também no sábado, 1 de abril, pelas 16h00, a ‘Hora do conto’ partilha este momento com o público infantil e a escritora Sandra Lima autora do livro “De onde vêm os abraços”.





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page