No Dia Mundial da Educação Ambiental, que se assinalou ontem, 26 de janeiro, a Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D´Arcos inaugurou uma Biblioteca Sustentável na Quinta de Pentieiros.
A Biblioteca Sustentável surge como resposta aos desafios colocados pelos utentes das unidades de alojamento da Quinta de Pentieiros, entre os quais se incluem peregrinos do Caminho de Santiago, associados à criação de um espaço onde fosse permitido trocar publicações que já não tendo interesse para os seus detentores possam ter interesse para outros leitores, incentivando, assim, à reutilização de bens.
A Biblioteca Sustentável, dando resposta a esta solicitação, permite ainda, fomentar o gosto pela leitura, permitir um contacto mais duradouro com o mundo rural e transmitir muitas das problemáticas associadas às questões ambientais.
Associado à Biblioteca Sustentável encontram-se ainda retratados vários contos, em determinados pontos do percurso pedagógico da Quinta de Pentieiros, que apelam à esperança, ao espírito de entreajuda, ao respeito pelo próximo e pelo ambiente em geral, entre outros.
O Vereador da Câmara Municipal de Ponte de Lima com o pelouro do Ambiente e Espaços Verdes, Gonçalo Rodrigues, destacou o trabalho desenvolvido ao longo dos anos pela Área de Paisagem Protegida no âmbito da Educação Ambiental, num trabalho permanente de sensibilização com a comunidade escolar concelhia. Os resultados desse trabalho são notórios no nível de sensibilização da comunidade limiana para as problemáticas ambientais e também do mundo rural, e será mantido no tempo, uma vez que só assim será possível ter cidadãos preparados para enfrentar os enormes desafios que se colocam em termos de desenvolvimento sustentável do território e das condições de vida da sua população.
No dia Mundial da Educação Ambiental a comunidade escolar marcou presença, com cerca de 100 alunos a desfrutaram deste novo serviço. Cada aluno trouxe um livro e levou uma publicação da Área de Paisagem Protegida. Participaram na iniciativa alunos e professores dos Centros Educativos das Lagoas, Feitosa e da Facha.
Comments