top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

OWNEVER, marca portuguesa de ex-aluna do IPVC, nomeada para prémios internacionais


Ownever, o projeto de carteiras de luxo sustentáveis da autoria de Eliana Barros é a única marca portuguesa nomeada a concorrer ao lado de marcas como DOVE, IKEA, McDonald's, Adidas, entre outras.



Depois de ter estudado Design do Produto no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e ter trabalhado em marketing digital durante quatro anos, Eliana Barros, que reside em Arcos de Valdevez, decidiu arriscar e criar a própria marca com base na sustentabilidade.


Ownever é uma marca de carteiras de luxo feitas por artesãs, que já conquistaram muitos homens, que as compram para oferecer. O sucesso do projeto levou a jovem empreendedora a lançar uma nova linha de produtos de reparação e manutenção para cuidar das carteiras e peças em pele. E depois de já ter conquistado 2 Prémios Lusófonos da Criatividade (na categoria de Design de Produto e de Responsabilidade Social/Ambiental da Empresa), a marca de carteiras portuguesa foi nomeada para mais dois prémios internacionais.


Numa lista de finalistas que conta com marcas como DOVE, IKEA, McDonald's ou Adidas, a Ownever está nomeada para os Gerety Awards para “Product and Packaging design”( Produto e Design). O prémio vencedor será anunciado próximo dia 6 de setembro, em Paris.


A mais recente nomeação veio do New York Festivals International Advertising Awards. Inscrições enviadas de 65 países e de mais de 400 inovadores da indústria determinaram a lista de finalistas, da qual faz parte a Ownever. Nomeada na categoria de “Work with Purpose” (Trabalho com Propósito), a marca encontra-se na shortlist da qual será anunciada a marca vencedora, amanhã, 15 de julho, em Nova Iorque.

A mala desenhada para alertar para desigualdade salarial entre géneros - 2157 – fez o mote da campanha nomeada nestes dois prémios. Esta carteira é uma alusão ao ano em que mulheres e homens terão as mesmas oportunidades e direitos, de acordo com as previsões do World Economic Forum. A mala tem, por isso, 136 anos de garantia. Esta campanha foi desenvolvida pela agência Coming Soon Lisboa e conta com a imagem de Pedro Costa.

Eliana Barros congratula-se pelas nomeações e considera que “chamar a atenção para esta desigualdade é extremamente importante para mim e para a marca, por isso fico incrivelmente grata por todas estas nomeações e prémios. Por vezes, com pequenos gestos, poderemos fazer a diferença.”


OWNEVER, REPARAR É AMAR

Inspiradas no estilo minimalista francês, com um design intemporal, as carteiras feitas por artesãs já conquistaram muitos homens, que as compram para oferecer.


A jovem criadora sempre foi uma apaixonada pela área do design e depois de ter concluído a licenciatura na ESTG-IPVC e ter trabalhado na área do marketing, Eliana Barros decidiu despedir-se e criar a própria empresa. “Depois de pensar e trabalhar no projeto lancei a Ownever, conseguindo juntar aquilo que sempre gostei à experiência profissional que, entretanto, adquiri”, contou, tendo como ponto de partida a sustentabilidade e o design intemporal dos produtos.

Com o slogan “reparar é amar”, Eliana Barros conseguiu encontrar uma “nova forma” de trabalhar os acessórios. “Todo o projeto tem por base a utilização, por exemplo, de algodão orgânico, que vai a proteger as carteiras. Além disso, usamos tudo em papel, de preferência em papel reciclado”, contou a empresária, adiantando que as malas “são fabricadas especialmente para o cliente para não haver desperdício, ou seja, a encomenda é efetuada e só depois é confecionada e assim nunca há desperdício”, assegurou Eliana Barros, adiantando que também está a trabalhar em peças mais pequenas para conseguir “reutilizar os excedentes de pele”. A aposta na recuperação de peças também é outra área de trabalho da nova marca.

Com a assinatura da sustentabilidade, a ex-aluna de Design do Produto da ESTG-IPVC aposta em “modelos simples e que nunca passam de moda”. Eliana Barros inspira-se no estilo francês, até porque acredita que se usarmos jeans com uma t-shirt básica, “uma mala incrível pode fazer toda a diferença no look”. Por saber que os acessórios “podem fazer mesmo toda a diferença” no look feminino, a jovem optou por uma marca de acessórios em vez de criar uma linha de roupa.


Apesar de ser a única a trabalhar na Ownever a tempo inteiro, Eliana Barros conta ainda com a colaboração das artesãs, da zona de Braga, que confecionam os produtos e outras pessoas que “vão ajudando em áreas mais específicas e de forma mais pontual”.


Os principais clientes são homens, o que acabou por surpreender a empresária. “Uma grande parte do público é masculino. Os homens compram uma mala de qualidade para oferecer às esposas, namoradas e mães”, explicou a jovem, confirmando que “os homens dão muita atenção ao que é bem feito e à qualidade do produto e identificam-se com a marca”.

Todas as propostas da Ownever estão à venda na loja online da marca e as carteiras feitas à mão oscilam entre os 260 e os 550 euros.

A pensar ainda na sustentabilidade, Eliana Barros lançou uma linha de produtos de cuidado e limpeza da pele com base em água e cera de abelha. “Estes produtos podemos usar em casa para cuidar e hidratar a pele das malas”, sublinhou a empresária, destacando que os produtos são direcionados para limpar pele, reparar peles pretas e peles de todas as cores.





0 comentário

Comments


bottom of page