top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Oficinas Himalaya integram Rede Nacional de Centros Ciência Viva


O Município de Arcos de Valdevez aprovou a adesão das Oficinas de Criatividade Himalaya à Rede Nacional de Centros Ciência Viva (RNCCV). Centro Ciência Viva de Arcos de Valdevez é o único no Alto Minho.



A promoção da Cultura científica e tecnológica é uma condição de crescimento e inovação, indispensável ao desenvolvimento das sociedades modernas e ao bem-estar dos cidadãos, tendo a Ciência Viva assumido ao logo dos anos um papel de reconhecida relevância, no que diz respeito à promoção da educação e da cultura científica e tecnológica na sociedade portuguesa.

Os Centros de Ciência Viva são espaços de aproximação entre os cidadãos e a ciência. A sua rápida expansão nas últimas décadas tem decorrido em paralelo com uma relevância social crescente nas comunidades em que estes se inserem. Os Centros de Ciência Viva tornam-se, assim, plataformas de desenvolvimento social, económico e cultural, mobilizando para tal os atores mais dinâmicos nas suas regiões.


A RNCCV, sediada no Pavilhão do Conhecimento (Parque das Nações, Lisboa), é constituída por 24 Centros Ciência Viva em todo o território nacional, nomeadamente espaços interativos de divulgação científica, que contribuem para o desenvolvimento regional.


O Município refere que "O Centro Ciência Viva de Arcos de Valdevez é o único no Alto Minho pertencente à Rede Nacional. Além do protocolo de adesão, que estipula cláusulas e define uma comissão de acompanhamento científico à volta da personalidade do padre Himalaya, esta parceria inclui ainda um protocolo de colaboração envolvendo um trabalho de participação nos projetos adstritos à Rede. Na rede, este equipamento terá a designação de ‘Centro Ciência Viva dos Arcos – Oficinas de Criatividade Himalaya (Arcos de Valdevez)’."


"Este Centro será diferenciador dos restantes por se focar na personalidade do padre Himalaya, um dos maiores cientistas e visionários portugueses da viragem do século XIX.", garante o Município.

As Oficinas de Criatividade Himalaya são geridas pelo Município de Arcos de Valdevez e assumem-se como "uma plataforma de promoção da ciência e das suas múltiplas áreas do Conhecimento, como a Ecologia e Eco sustentabilidade, encontrando nas famílias, nos jovens e na comunidade escolar o seu principal público-alvo."

O espaço das Oficinas de Criatividade Himalaya está aberto à comunidade como equipamento de descoberta e fruição.




0 comentário

Comments


bottom of page