O Município de Arcos de Valdevez decidiu homenagear Padre Manuel Himalaya, um dos maiores cientistas e visionários portugueses da viragem do século XIX, com a criação de um espaço assente no pensamento do cientista e no impacto da sua investigação no conhecimento científico da contemporaneidade.
Num investimento de 1,8 milhões de euros, as Oficinas de Criatividade Himalaya são um espaço destinado a promover a Ciência e a sustentabilidade no concelho, na região e no país. Este cientista arcuense, de renome internacional, percorreu o mundo em busca de novas abordagens científicas e de conhecimento, sendo também hoje bases fundamentais de desenvolvimento deste projeto.
O Município de Arcos de Valdevez tinha previsto a sua abertura para 9 de dezembro, data dos 152 anos do nascimento de Manuel Himalaya, mas devido às medidas de contingência definidas pela pandemia de Covid-19 foi forçado a reagendar a sua abertura para 2021.
O espaço está presentemente finalizado nas suas múltiplas áreas, incluindo o Hemisfério/Dome de projeção 360º, o Centro da Ecocidadania, o Núcleo Interpretativo Himalaya, O Labirinto Himalaya ou os laboratórios, num projeto que foi recentemente divulgado pela revista National Geographic Portugal na edição em papel e esta semana num extenso artigo dedicado a Himalaya e às Oficinas, com depoimentos do investigador Professor Jacinto Rodrigues e do Presidente da edilidade João Manuel Esteves, num reconhecimento, por esta importante Revista, da importância deste projeto municipal e da figura de Manuel Himalaya.
Comments