Na semana em que se homenageia a mulher, o Centro Cultural de Paredes de Coura recebe no próximo sábado, dia 12, pelas 21h30, a peça “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”, de Sara Barros Leitão, que acumula as funções de atriz, encenadora e dramaturga.
“Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa” é a história das mulheres que limpam o mundo, das mulheres que cuidam do mundo, das mulheres que produzem, educam e preparam a força de trabalho. Esta é a história do trabalho invisível que põe o mundo a mexer, e cujo título da peça foi roubado clandestinamente a um texto do livro “Novas Cartas Portuguesas”, e que dá o mote para este espetáculo.
Sara Barros Leitão, conhecida pela defesa das causas femininas, foi distinguida em 2020 com a primeira edição do Prémio Revelação Ageas/Teatro Nacional D. Maria II e que atualmente é responsável pela direção artística do Teatro Oficina, em Guimarães, percorre o país com o espetáculo “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”, que partindo da criação do primeiro Sindicato do Serviço Doméstico em Portugal conta a história, ainda pouco conhecida, pouco contada, pouco reconhecida, pouco valorizada, do trabalho das mulheres, do seu poder de organização, reivindicação e mudança.
Equipa, coprodutores e apoios:
Criação e interpretação - Sara Barros Leitão
Assistência à criação - Susana Madeira
Desenho de luz - Cárin Geada
Desenho de som - José Prata
Figurinos e cenografia - Nuno Carinhas
Operação de luz - João Teixeira
Operação de som - Maria Peres e Mariana Guedelha
Coordenação da pesquisa - Mafalda Araújo
Tradução para Inglês - Amarante Abramovici
Concepção de maquinaria - António Quaresma Execução de costura - Ponto Sem Nó Produção - Susana Ferreira
Design - Marta Ramos
Residências - 23 Milhas, Teatro Municipal Baltazar Dias , Teatro do Noroeste /Centro Dramático de Viana, Teatro Viriato
Residência de coprodução - O Espaço do Tempo Coprodutores - 23 Milhas, Fundação Centro Cultural de Belém, A Oficina, Cine-teatro Louletano, Teatro Académico Gil Vicente, Teatro do Noroeste /Centro Dramático de Viana, Teatro Municipal Baltazar Dias, Teatro Nacional São João, Teatro Viriato
Projeto financiado por - República Portuguesa e Direcção Geral das Artes
Parceria - Livraria Poetria
São usadas as músicas “Libertango”, de Astor Piazzolla, versão ao vivo para emissão da Rádio Télévision Suisse a 18.05.1977 e “A Life on the Ocean Wave” tocada por HM Royal Marines Band 2017 Bandleader Recordings.
Entrada: 3€ Bilhetes à venda no Centro Cultural de Paredes de Coura Reservas: 251780124 (as reservas devem ser levantadas até 1 hora antes do espetáculo)
Comments