top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Mónica Mota Lopes lança livro infantil “Pequenos Gestos, Grandes Diferenças” em Arcos de Valdevez

27 de Maio, 2024

No passado sábado, 25 de maio, a jornalista Mónica Mota Lopes apresentou o seu primeiro livro infantil “Pequenos Gestos, Grandes Diferenças” na Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo, em Arcos de Valdevez. Trata-se de uma coleção que reúne seis temas atuais e importantes na formação de cada um de nós, que nos mostra que todos somos capazes de mudar o mundo, a sociedade ou a comunidade, através do nosso exemplo pessoal.




duas mulheres e dois homens numa apresentação literária

O livro é editado pela Editorial Novembro e contou com o apoio do Município de Arcos de Valdevez. Na sessão de apresentação marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, o responsável pela Divisão de Desenvolvimento Sociocultural do Município, Nuno Soares, e a jornalista Ana Peixoto Fernandes, que apresentou a obra.


O Presidente da Câmara Municipal felicitou a autora pela “nova aventura”, referindo ser “com imensa satisfação” que vê uma autora local a fazer um livro “sobre temas importantes, pela forma como transmite valores aos nossos jovens e como “Pequenos Gestos, Grandes Diferenças” podem efetivamente alterar o nosso rumo daquilo que pensamos e queremos para o futuro, e certamente que há-de ser com quem escreve, quem reflete e, acima de tudo, quem passa a mensagem”, vaticinou.


Um livro “não apenas para a infância, mas sobretudo para a família”, destacou Ana Peixoto Fernandes, acrescentando que “estes seis contos, para além de serem divertidos e levezinhos, têm sempre algo de moral no fim, que pode ser um guião para um pai, e também uma luz para uma criança perceber que aquilo que está a viver não é o bicho de sete cabeças e que se resolve e que pode-se resolver da melhor maneira.”


Em entrevista à Peneda Gerês TV, a recém-autora, explicou que “este livro foi escrito há bastante tempo, aliás, as ilustrações foram feitas com crianças, filhotas dos meus colegas e, na altura eram todas muito novas; entretanto cresceram, ganharam asas e, há relativamente pouco tempo, achei que, se calhar, estava na altura de os mostrar, de lhes dar luz, dar-lhes vida”, revelou.

mulher assinando livros
A autora numa sessão de autógrafos no lançamento do livro

O projeto foi apresentado ao Município de Arcos de Valdevez e ao Município de Ponte da Barca, que prontamente aceitaram ser parceiros nesta edição.


A obra “é uma coletânea que reúne seis contos, todos eles com uma vertente muito próxima e muito similar: a promoção da autoestima, a capacidade que cada um de nós tem para superar desafios, ultrapassar obstáculos, vencer os nossos medos, e, acima de tudo, percebermos que cada um de nós é único e, portanto, todos nós somos especiais, porque não há ninguém como nós”, descreveu a autora, acrescentando “acho que isto nos faz ter uma capacidade interna; perceber que somos bons, que somos capazes, que nos faz  crescer com mais segurança.”

capa do livro com uma bailarina de chuteiras

Um livro infantil ou para a primeira infância, segunda infância e início da juventude, porque “esta é a fase mais importante para nós construirmos estas ferramentas internas, através dos pais, dos educadores, da escola, através de todo o meio que nos envolve”, considerou Mónica Mota Lopes. Se tivermos essas ferramentas nessas idades, afirmou, “tudo aquilo que nos vai acontecendo na vida será mais fácil, para nós ultrapassarmos; por outro lado, se não as tivermos, se não formos construindo, acho que passamos grande parte da nossa vida a desatar nós emocionais.”


O livro foi apresentado na Feira do Livro de Ponte da Barca, e na Biblioteca Municipal/Casa das Artes de Arcos de Valdevez, está previsto integrar a Feira do Livro do Porto, e será também trabalhado nas escolas. “Pequenos Gestos, Grandes Diferenças” está disponível online, nas plataformas da Bertrand, na Wook e na Almedina.


A sessão na Biblioteca Municipal contou ainda com uma performance por um grupo de jovens do MinC - Associação Movimento Incriativo, que reúne jovens de Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca. Perante uma sala repleta de familiares e amigos da autora, os jovens ilustraram cada um dos seis contos com uma leitura encenada.


 

Nota sobre a autora:

Mónica Mota Lopes nasceu em Espinho. Licenciou-se em Comunicação Social, com especialização em Rádio na Escola Superior de Jornalismo do Porto, em 1998, altura em que inicia o seu percurso profissional como fotojornalista estagiária na Agência Lusa. No âmbito da fotografia, foi colaboradora em diversos órgãos de comunicação social, destacando-se o extinto O Primeiro de Janeiro. O livro “Vilar de Mouros: 35 anos de festivais” conta com várias fotos de sua autoria. Após colaborações com vários jornais, inicia o seu percurso na rádio. Passou ainda pela Rádio Nova, pela Rádio Renascença, sendo correspondente nos Açores. Atualmente, é jornalista na Barca FM. Em 2008, mudou-se de Vila Nova de Gaia para Arcos de Valdevez, onde reside. Lança agora o seu primeiro livro infantil inspirado em temas atuais e importantes na formação de cada um de nós, que nos mostra que todos somos capazes de mudar o mundo, a sociedade ou a comunidade, através do nosso exemplo pessoal.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page