27 de Maio, 2024
No passado sábado, 25 de maio, a jornalista Mónica Mota Lopes apresentou o seu primeiro livro infantil “Pequenos Gestos, Grandes Diferenças” na Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo, em Arcos de Valdevez. Trata-se de uma coleção que reúne seis temas atuais e importantes na formação de cada um de nós, que nos mostra que todos somos capazes de mudar o mundo, a sociedade ou a comunidade, através do nosso exemplo pessoal.
O livro é editado pela Editorial Novembro e contou com o apoio do Município de Arcos de Valdevez. Na sessão de apresentação marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, o responsável pela Divisão de Desenvolvimento Sociocultural do Município, Nuno Soares, e a jornalista Ana Peixoto Fernandes, que apresentou a obra.
O Presidente da Câmara Municipal felicitou a autora pela “nova aventura”, referindo ser “com imensa satisfação” que vê uma autora local a fazer um livro “sobre temas importantes, pela forma como transmite valores aos nossos jovens e como “Pequenos Gestos, Grandes Diferenças” podem efetivamente alterar o nosso rumo daquilo que pensamos e queremos para o futuro, e certamente que há-de ser com quem escreve, quem reflete e, acima de tudo, quem passa a mensagem”, vaticinou.
Um livro “não apenas para a infância, mas sobretudo para a família”, destacou Ana Peixoto Fernandes, acrescentando que “estes seis contos, para além de serem divertidos e levezinhos, têm sempre algo de moral no fim, que pode ser um guião para um pai, e também uma luz para uma criança perceber que aquilo que está a viver não é o bicho de sete cabeças e que se resolve e que pode-se resolver da melhor maneira.”
Em entrevista à Peneda Gerês TV, a recém-autora, explicou que “este livro foi escrito há bastante tempo, aliás, as ilustrações foram feitas com crianças, filhotas dos meus colegas e, na altura eram todas muito novas; entretanto cresceram, ganharam asas e, há relativamente pouco tempo, achei que, se calhar, estava na altura de os mostrar, de lhes dar luz, dar-lhes vida”, revelou.
O projeto foi apresentado ao Município de Arcos de Valdevez e ao Município de Ponte da Barca, que prontamente aceitaram ser parceiros nesta edição.
A obra “é uma coletânea que reúne seis contos, todos eles com uma vertente muito próxima e muito similar: a promoção da autoestima, a capacidade que cada um de nós tem para superar desafios, ultrapassar obstáculos, vencer os nossos medos, e, acima de tudo, percebermos que cada um de nós é único e, portanto, todos nós somos especiais, porque não há ninguém como nós”, descreveu a autora, acrescentando “acho que isto nos faz ter uma capacidade interna; perceber que somos bons, que somos capazes, que nos faz crescer com mais segurança.”
Um livro infantil ou para a primeira infância, segunda infância e início da juventude, porque “esta é a fase mais importante para nós construirmos estas ferramentas internas, através dos pais, dos educadores, da escola, através de todo o meio que nos envolve”, considerou Mónica Mota Lopes. Se tivermos essas ferramentas nessas idades, afirmou, “tudo aquilo que nos vai acontecendo na vida será mais fácil, para nós ultrapassarmos; por outro lado, se não as tivermos, se não formos construindo, acho que passamos grande parte da nossa vida a desatar nós emocionais.”
O livro foi apresentado na Feira do Livro de Ponte da Barca, e na Biblioteca Municipal/Casa das Artes de Arcos de Valdevez, está previsto integrar a Feira do Livro do Porto, e será também trabalhado nas escolas. “Pequenos Gestos, Grandes Diferenças” está disponível online, nas plataformas da Bertrand, na Wook e na Almedina.
A sessão na Biblioteca Municipal contou ainda com uma performance por um grupo de jovens do MinC - Associação Movimento Incriativo, que reúne jovens de Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca. Perante uma sala repleta de familiares e amigos da autora, os jovens ilustraram cada um dos seis contos com uma leitura encenada.
Nota sobre a autora:
Mónica Mota Lopes nasceu em Espinho. Licenciou-se em Comunicação Social, com especialização em Rádio na Escola Superior de Jornalismo do Porto, em 1998, altura em que inicia o seu percurso profissional como fotojornalista estagiária na Agência Lusa. No âmbito da fotografia, foi colaboradora em diversos órgãos de comunicação social, destacando-se o extinto O Primeiro de Janeiro. O livro “Vilar de Mouros: 35 anos de festivais” conta com várias fotos de sua autoria. Após colaborações com vários jornais, inicia o seu percurso na rádio. Passou ainda pela Rádio Nova, pela Rádio Renascença, sendo correspondente nos Açores. Atualmente, é jornalista na Barca FM. Em 2008, mudou-se de Vila Nova de Gaia para Arcos de Valdevez, onde reside. Lança agora o seu primeiro livro infantil inspirado em temas atuais e importantes na formação de cada um de nós, que nos mostra que todos somos capazes de mudar o mundo, a sociedade ou a comunidade, através do nosso exemplo pessoal.
Comments