8 de Julho, 2024
O Circuito Internacional de Montalegre celebra 25 anos com uma campanha de 25% de desconto (até 5 agosto) para os bilhetes do Campeonato do Mundo FIA de Ralicross (World RX), que regressa a Portugal nos dias 7 e 8 de setembro.
Em 1999, o Circuito Internacional de Montalegre (CIM) recebia a sua primeira prova oficial, a contar para o Campeonato Nacional de Ralicross. 25 anos depois, a pista barrosã continua a ser considerada uma das melhores do mundo, ao receber as principais competições nacionais e o Campeonato do Mundo de Ralicross, o FIA World RX, que está de regresso a Portugal nos dias 7 e 8 de setembro. Um momento com duplo significado, pois além do 25.º aniversário do Circuito, também se assinalam os 10 anos da prova de estreia do Campeonato do Mundo de Ralicross, disputada precisamente em Montalegre, e ganha por Petter Solberg, num Citroën DS3 Supercar.
Assim, para assinalar um quarto de século de história, a organização do World RX of Portugal lançou a venda de bilhetes para a prova do Campeonato do Mundo com uma campanha de 25% de desconto, até 5 de agosto. Apesar do cenário de inflação dos últimos anos, a organização, a cargo do Município de Montalegre, conseguiu manter e, em alguns casos, até reduzir o valor dos bilhetes para a edição deste ano.
O Município de Montalegre refere: "estamos perante uma nova era do World RX onde podemos assistir a uma inédita "batalha de tecnologias", com o regresso dos carros a gasolina à categoria-rainha, lado-a-lado com as máquinas elétricas."
BATALHA | "ELÉTRICOS VS GASOLINA"
O World RX of Portugal será a quarta ronda do Campeonato do Mundo de Ralicross, sendo novamente disputada em formato de jornada dupla: uma prova no sábado e outra no domingo. Um dos grandes motivos de interesse este ano é a inclusão dos Supercars a gasolina - com combustíveis mais sustentáveis - na mesma grelha dos RX1 e totalmente elétricos, numa espetacular "batalha de tecnologias", que vai conferir um novo impulso à categoria-rainha. O seis vezes campeão do Mundo, Johan Kristoffersson, é um dos pilotos que estará ao volante das espetaculares máquinas a gasolina, um Volkswagen Polo com quase 700 cv, tal como o seu companheiro de equipa, o ex-piloto do WRC Ole Christian Veiby. Estreia absoluta em Portugal é a categoria RX2e, com carros elétricos idênticos entre si, num aguerrido troféu. Os campeonatos da Europa de RX1 (Supercars) e de RX3 (S1600), que mantêm os sonoros carros a gasolina, também prometem uma das maiores grelhas dos últimos anos em Montalegre, novamente com a presença massiva de pilotos portugueses. Alguns deles, como João Ribeiro (Audi A1) e André Sousa (Audi A1), têm a ambição de disputar todo o Campeonato da Europa de RX3.
HOMENAGEM A PILOTOS
O fim de semana do World RX of Portugal também inclui uma homenagem aos pilotos que disputaram a primeira prova oficial em Montalegre, assim como outras figuras bem conhecidas que fazem parte da história de 25 anos da pista barrosã.
Para Fátima Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, «O Interior do país precisa de estruturas como esta, que atraiam eventos, que atraiam pessoas, que estimulem a promoção das nossas potencialidades e da nossa economia. Ter uma pista de Ralicross em Montalegre vai muito além do âmbito desportivo. É uma forma de mostrarmos ao mundo o que conseguimos fazer. Foi, por exemplo, a primeira pista de Ralicross do mundo a receber a certificação ambiental máxima da FIA. Como barrosã, é um orgulho especial celebrar 25 anos de uma estrutura que ajudou a colocar Montalegre e Portugal entre a elite.»
CIRCUITO INTERNACIONAL DE MONTALEGRE
Considerado um dos melhores traçados de Rallycross do mundo, o Circuito Internacional de Montalegre recebeu o Europeu FIA de Rallycross a partir de 2007 e foi palco da primeira prova de sempre do Mundial FIA de Rallycross, em 2014. Recebeu o Mundial de Supermoto S1GP em 2019, tal como a série internacional FIA TitansRX Rallycross. Desde 1999 recebe provas dos Campeonatos de Portugal de Ralicross, Kartcross, Super Buggy, Camião Racing, Drift e Supermotard.
Comments