top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Monção vai apresentar a sua primeira coleção de joias em homenagem ao concelho

2 de Setembro, 2024

A coleção de joias "RAIZ 1261", da autoria de Léticia Esteves, é inspirada em Monção e será apresentada oficialmente, num evento exclusivo, a 14 de setembro no emblemático Palácio da Brejoeira.



coleção de joias com pulseira, colar, botão de punho e anel

O nome da coleção, RAIZ 1261, além de elemento de inspiração, representa a ligação da autora da coleção, Léticia Esteves, à sua terra natal. "RAIZ, porque Monção é lar, reencontro de valores e crescimento. 1261, a data da atribuição da carta de foral ao Município de Monção, pelo Rei D. Afonso III, a afirmação da identidade monçanense e da ancestralidade da sua história", explica o município em nota enviada às redações.


A artista, Léticia Esteves, descreve esta como uma "uma coleção atemporal, clássica, mas com uma roupagem contemporânea, constituída por 10 peças, que representam vários símbolos de Monção – a sua Marca, o Olho da Coca, a Videira do Alvarinho e as Roscas". A delicadeza e a sofisticação são palavras que definem o design exclusivo de cada peça da autora, fruto de um trabalho técnico minucioso.


Três pulseiras, dois colares, dois anéis, dois botões de punho e uma gargantilha. Todas as peças são concebidas manualmente em prata de lei 925, com banho de ouro de 24K, pedra natural (malaquite) e esmalte frio. Conforme a peça, o acabamento é brilhante, polido ou escovado. A coleção é autenticada e certificada pela Contrastaria da INCM.

mulher com gargantilha e pulseira dourada
Modelo exibindo a gargantilha e pulseira

Segundo António Barbosa, Presidente da Câmara Municipal de Monção, “o simbolismo, a beleza e o requinte patentes nesta coleção, não só proporcionam aos monçanenses a oportunidade perfeita para expressar, ainda mais, o seu amor incondicional à terra, como também, aliados à autenticidade e distinção, atraem os olhos de quem procura peças de joalharia únicas e elegantes.”


“É um projeto único a nível nacional. Um município que tem uma coleção de joias própria. Neste caso, a nossa preocupação não é vender peças, mas posicionar o concelho. Esta coleção demonstra que é possível utilizar os elementos identificadores dos territórios e fazer a diferença”, sublinhou.

 

14 de setembro é a data escolhida, pelo Município de Monção, para a apresentação oficial desta coleção sem precedentes. A mesma decorrerá num evento exclusivo, com lotação limitada e inscrição obrigatória, que terá como palco o Palácio da Brejoeira, grandioso edifício histórico, classificado como Monumento Nacional desde 1910, e brindará os convidados com dois momentos distintos: Desfile de Joias e Sunset.

 

Sobre Léticia Esteves

mulher sorridente de avental de cabedal numa oficina
A autora da coleção é natural de Monção

Natural de Monção, Léticia Esteves, 28 anos, é licenciada em joalharia pela ESAD – Escola Superior de Artes e Design, (2015/2018) e mestre em Design do Produto (2018/2021), naquela escola do Porto.

Após a conclusão dos estudos, iniciou o seu percurso profissional como formadora na Escola de Joalharia Alquimia-Lab, criando e desenvolvendo, em paralelo, a sua marca de joias dandelion_byleticia (2019).







0 comentário

Comments


bottom of page