2 de Outubro, 2024
Dando continuidade ao projeto de beneficiação global da envolvente da antiga estação da CP, o Município de Monção procedeu ontem à abertura do novo acesso pedonal entre a Avenida D. Afonso III, a Rua do Cano e o Largo Dr. Oliveira e Silva (Largo das Finanças). A intervenção abriu ao público na passada sexta-feira.
A intervenção, da responsabilidade da empresa Ibernarom, Lda., no valor de 186.672,00 €, englobou a criação de uma escadaria, pérgula, passeios, árvores e espaços ajardinados. Contemplou, também, o reforço da iluminação pública, sobressaindo, neste quadro, o antigo depósito de água da CP.
A presente requalificação, onde constou o prolongamento da “vírgula” rodoviária junto à sede da Banda Musical de Monção, assegura maior disciplina e fluidez do trânsito automóvel, garantindo, ainda, um acesso mais facilitado ao Parque de Estacionamento da Cova do Cão.
O novo acesso pedonal é parte integrante do projeto de requalificação daquela área, uma das principais entradas no centro histórico. Em dezembro de 2023, abriu ao público a Avenida D. Afonso III, valorizando a mobilidade pedonal, a sustentabilidade ambiental e o património edificado.
Centrado em três aspetos fundamentais da vivência comunitária, nomeadamente, a requalificação urbanística, a eficiência energética e a dinamização comercial, o projeto de requalificação em curso terá continuidade com a beneficiação da Rua das Cancelas e toda a área junto à muralha.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, "Este Investimento é mais um passo no processo de requalificação e embelezamento desta área às portas do centro histórico, contribuindo para a criação de condições favoráveis à mobilidade pedonal e circulação automóvel."
Comments