A Feira do Vinho Tinto está de regresso à freguesia de Tangil, este fim de semana, com o objetivo de divulgar os produtos locais e valorizar o território. No regresso do certame, cuja última edição teve lugar em 2019, o vinho tinto vai cruzar-se com o vinho rosé e os espumantes tintos.
Além de expositores dispersos pelo espaço exterior da Casa do Povo de Tangil, o certame apresenta produtos locais, como presunto, chouriça ou broa, e um programa diversificado com animação popular, orquestras e DJ.
Nesta edição, os vinhos tintos expostos estão registados e certificados, de forma a potenciar esta casta autóctone. No sentido de “chamar” o maior número de visitantes, a feira deste ano disponibiliza, pela primeira vez, expositores com vinho rosé e espumante tinto.
Organizado pela Junta de Freguesia de Tangil com apoio da autarquia local e patrocínio de empresas locais, a abertura oficial do certame está marcada para as 19h00, seguindo-se o tradicional encontro de concertinas e cantares. Antes, pelas 18h00, decorre a inauguração do espaço “Alma d`um Povo”, na sede da Real Confraria do Vinho Verde Tinto.
No sábado, com início às 9h00, realiza-se o Raid da Pedra Solta. Segue-se, pelas 10h00, desfile das confrarias e, pelas 12h00, capítulo de Entronização da Real Confraria do Vinho Verde Tinto. A tarde é preenchida com a mesa redonda “Conversas com Vinho Tinto”, pelo IPVC – Projeto Nutrir, e animação musical com charangas e tuna. À noite, atua o Grupo Desfados e o Grupo Paralelos, continuando com os temas dançáveis selecionados pelo DJ Pagodes.
O domingo reserva um workshop de Roscas à Monção, pelas 11h00, Grupo Amar&Dar, pelas 14h00, e encontro de folclore com os “Moleirinhos do Gadanha” e “Casa do Povo de Melgaço”, com início às 15h00. Antes do encerramento da feira, decorre entrega de lembranças e atuação da charanga “Cantos Somos”.
Com este certame, "a organização procura a divulgação dos produtos locais, a criação de um fim de semana animado para os residentes e visitantes e a valorização de um espaço de montanha com património secular e paisagens naturais admiráveis e relaxantes."
Comments