22 de Maio, 2024
Inserido no projeto “Green Cork”, da Quercus, o Município de Monção lançou o concurso “Rolhas que deixam marca”, destinando-se, até ao final do presente ano letivo, a todos os alunos dos estabelecimentos escolares do concelho.
Em nota de imprensa, o município explica que "As turmas que recolherem e entregarem o maior número de rolhas serão premiadas no dia 6 de julho, sábado, na Feira do Alvarinho de Monção", por António Barbosa, Presidente da Câmara Municipal de Monção, e Pedro Sousa, Coordenador dos Projetos Green Cork, Floresta Comum e Aldeias SuberProtegidas, da Quercus.
Os vencedores receberão, ainda, uma placa alusiva à campanha, com inscrição do nome da escola e turma, possibilitando-lhes, desta forma, a identificação da fração de terreno plantado com carvalhos-alvarinho. "Por cada 50 rolhas recolhidas, será plantado um exemplar daquela espécie autóctone da nossa floresta", acrescenta.
No âmbito da campanha, foram distribuídos pontos de recolha pelas turmas do Agrupamento de Escolas de Monção. Posteriormente, as rolhas serão contabilizadas, turma a turma, e transportadas para depósito pela autarquia monçanense.
Implementado no ano letivo 2008/2009, o programa “Green Cork Escolas”, no âmbito do projeto “Green Cork”, da Quercus, conta com a participação de jardins de infância, escolas e agrupamentos escolares de todo o território nacional, visando envolver as comunidades locais neste projeto educativo e sustentável.
Коментарі