Em colaboração com várias entidades, o Município de Monção promove o fim de semana gastronómico dedicado à Lampreia do Rio Minho, nos dias 25 e 26 deste mês. O ponto alto do programa será a realização do XLIV Rali à Lampreia, prova de perícia automóvel no centro histórico da vila raiana.
O fim de semana gastronómico dedicado à lampreia, cujo ponto alto é o XLIV Rali à Lampreia, tem como objetivo "a divulgação deste prato singular com tradição no concelho, a dinamização do setor hoteleiro em época baixa e a promoção dos nossos recursos patrimoniais e naturais.", explica o Município de Monção em nota de imprensa.
Com a presença previsível de meia centena de participantes de Portugal e Espanha, "a edição deste ano, com organização do Parallel Velocity Club, está a suscitar bastante interesse. Após dois anos com as “máquinas” nas boxes, o saudosismo é muito, prevendo-se muito entusiasmo e emoção.", antecipa o município monçanense.
A primeira prova complementar realiza-se na noite de sábado, 25 de fevereiro, pelas 21h30, continuando, no domingo, 26 de fevereiro, com mais duas provas complementares: uma de manhã, pelas 10h30, e outra à tarde, pelas 15h30. A entrega de prémios realiza-se ao final da tarde, pelas 18h00, no Museu do Alvarinho.
"A segurança é prioritária neste género de provas desportivas. Atenta a essa circunstância, a autarquia tem vindo a melhorar os índices de proteção, procedendo, nesse sentido, à colocação de vaias em cimento armado e à instalação de bancadas em vários pontos do percurso, facilitando uma melhor visibilidade ao público presente.", destaca o município.
IV ENCONTRO DE CLÁSSICOS DA LAMPREIA | 25 FEVEREIRO | A PARTIR DAS 08H00
Com organização da Associação “Buraca da Moura”, o IV Encontro de Clássicos da Lampreia constitui uma oportunidade única para juntar, em apenas um dia, a beleza da paisagem fluvial e montanhosa, um património construído de eleição e uma gastronomia com tradição.
Depois de passagem por locais emblemáticos e degustação de uma lampreia deliciosa, a chegada dos participantes está prevista para o final da tarde, ficando todos os carros clássicos expostos no centro da Praça Deu-la-Deu. O secretariado abre às 08h00, no Museu do Alvarinho, com o passeio a iniciar-se uma hora depois.
VI RALI GASTRONÓMICO | 25 FEVEREIRO | 15H00-20H00
O rali gastronómico consiste num circuito pelos cinco bares aderentes Chacal Bar, Baluarte Bar, República Lounge Bar, Oh My God Club e Caldas, Restaurante Bar, onde cada um deles vai apresentar um acepipe de lampreia, confecionado pelo Chef Rui Ribeiro.
Cada participante tem acesso a um passaporte, que deve carimbar à passagem em cada bar, de forma a comprovar a prova de acepipe de lampreia e o consumo de Alvarinho da Região de Monção e Melgaço. O preço por copo de Alvarinho nos bares aderentes é 2,50 euros.
O percurso pelos bares é feito em comboio turístico, com saída da antiga estação da CP, pelas 15h00, acompanhado pela Charanga “Bando das Gaitas”. Os participantes que concluírem o VI Rali Gastronómico (cinco carimbos no passaporte), recebem como oferta um lanyard “Marca Monção”.
17 Restaurantes participantes
Neste fim de semana, 17 restaurantes do concelho juntam-se à iniciativa automobilística, apresentando, nos respetivos cardápios, diversas formas de confecionar este afamado ciclóstomo, uma verdadeira paixão para os amantes da boa gastronomia.
Os restaurantes aderentes estão de portas abertas para receber visitantes e munícipes em mais uma jornada de promoção da Lampreia do Rio Minho e dos produtos vínicos do concelho. O arroz de lampreia é o prato mais comum, contudo, a oferta estende-se a outras formas de preparar a lampreia.
Este repasto tradicional, confecionado com recurso a segredos culinários do passado, é acompanhado pelos produtos vínicos da região de Monção e Melgaço, tais como, o aromático e elegante Alvarinho, e pela saborosa doçaria tradicional, entre estas, as Roscas de Monção, distinguidas como uma das “7 Maravilhas Doces de Portugal”.
"Este acontecimento automobilístico e gastronómico promete encher as ruas do centro histórico da localidade e fazer as delícias dos participantes que têm a possibilidade de articular a aventura da perícia automóvel com o prazer de degustar uma saborosa lampreia do rio Minho.", remata o município.
Comments