top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Monção: Escola Básica de Pias vai ter 2.º ciclo

8 de Junho, 2024

Por indicação da Câmara Municipal de Monção, o Conselho Municipal de Educação propôs à Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) a inclusão do 2.º CEB na Escola Básica de Pias, foi ontem revelado pela autarquia.




professores reunidos numa sala da escola com o executivo

De acordo com o Município de Monção, a resposta, chegada na quinta-feira, foi positiva. Ontem, em conferência de imprensa, foi apresentada à comunidade.

 

"No ano letivo 2024/2025, funcionará o 5.º ano e, no ano seguinte, o 6.º ano. O objetivo é que, nos anos posteriores, o alargamento chegue ao 3.º ciclo, dando possibilidade aos alunos de prosseguirem os respetivos estudos naquele estabelecimento de ensino, localizado no Vale do Gadanha", revela o município em nota de imprensa.

pessoas sentadas numa reunião

Vindo do Porto, onde assinou um contrato de financiamento para a requalificação e ampliação do Centro de Saúde de Monção, o Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, mostrava um semblante de enorme satisfação por mais esta conquista para a educação no concelho de Monção. De lembrar que, há dias, foi celebrado contrato para a requalificação da Escola Secundária de Monção.

 

Realçando o excelente trabalho da autarquia na área da educação, no atual mandato com Daniela Fernandes, e no mandato anterior com Natália Rocha, o autarca monçanense referiu que “o alargamento ao 2.º CEB retira peso à malha urbana”, garantindo, “estabilidade e previsibilidade às famílias” e “maior atratividade a todo o território do Vale do Gadanha”.

mulher e homem sentados a uma mesa numa sala com mural pintado
Daniela Fernandes e António Barbosa

“Um dia muito importante para a região e toda a comunidade educativa que responde, positivamente, ao crescimento do número de alunos no Agrupamento de Escolas de Monção. Esta continuidade vai refletir-se na área da educação, mas também na economia local”, acentuou António Barbosa citado na mesma nota.

 

António Barbosa salientou que, no próximo ano letivo, o transporte gratuito entre a sede do concelho e freguesias limítrofes para a Escola Básica de Pias irá continuar. Disse: “Muitos pais a residirem na zona urbana foram sensíveis à possibilidade de matricularem os seus filhos em Pias. O transporte gratuito para todos continuará no próximo ano letivo”.

 

A Escola Básica de Pias foi projetada e construída para receber vários níveis de ensino, tendo funcionado com o 2.º e 3.º ciclo até 2007, período em que o abrandamento de frequência letiva motivou a sua desativação, à semelhança do que aconteceu em muitas regiões de Portugal.

 

De acordo com a autarquia, "nos últimos anos, apenas com o pré-escolar e o 1.º CEB [Ciclo do Ensino Básico], a Escola Básica de Pias registou uma maior procura. Este ano letivo, foi frequentada por 165 alunos, mais 58 que no ano letivo 2020/2021, um aumento superior a 50 por cento. Referência para o Pré-Escolar que, naquele período, passou de 34 para 61 crianças, quase o dobro."




0 comentário

Comments


bottom of page