top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Monção e Melgaço Granfondo "entra" na Galiza

6 de Setembro, 2024

O berço do notável e prestigiado Alvarinho recebe, no dia 15 de setembro, mais uma edição do Monção e Melgaço Granfondo, uma das provas ciclistas mais relevantes do calendário nacional. Nesta edição, a prova desportiva, que junta mais de um milhar de ciclistas amadores e profissionais, entra em território espanhol pela freguesia de Cristóval, percorrendo a margem direita do rio Minho, até à ponte internacional que liga Melgaço e Arbo.




ciclistas em prova de granfondo

Com organização da Bikeservice, as três distâncias previstas - Minifondo (76 Km), Mediofondo (96 Km) e Granfondo (124 Km) - vão desafiar os participantes a percorrerem um território admirável pontuado por extensas plantações de Alvarinho, áreas de lazer ribeirinhas e aprazíveis lugares de montanha.


Ao longo do percurso, com partida/chegada em Monção, várias coletividades locais, com orgulho e brio na identidade cultural monçanense, vão incentivar os participantes com o toque animado das concertinas, a batida sincronizada dos bombos e vozes afinadas e encorajadoras.

a partida e chegada é em Monção
 © Matias Novo

Juntamente com o Monção e Melgaço Granfondo, realiza-se uma caminhada aberta aos acompanhantes dos ciclistas e demais público interessado. Com extensão de 5 quilómetros, percorre o centro histórico da vila raiana e espaços envolventes (muralhas, passadiços, ecopista do rio Minho...). No dia anterior, 14 de setembro, decorre uma atividade para as crianças. O objetivo é incutir o bichinho da bicicleta nos mais novos.


BELEZA, HISTÓRIA E TRADIÇÃO

 

"Com o “Monção e Melgaço Granfondo”, os dois municípios raianos convidam os participantes e acompanhantes a explorarem uma região recheada de beleza, história e tradição, onde o cultivo e produção da casta Alvarinho se confunde com a nobreza e carácter das suas gentes.

Na Sub-Região de Monção e Melgaço, origem do Alvarinho, o visitante encontra tudo aquilo que anseia e procura: o verde das paisagens e serranias do Alto Minho, aldeias históricas como Santo António de Vale de Poldros ou Lamas de Mouro, mas também a presença constante do Rio Minho, entrelaçado com os seus afluentes, com lugares relaxantes e edílicos junto às margens.

Além da riqueza gastronómica, evidenciada na Lampreia do Rio Minho, no Cordeiro à Moda de Monção e nos fumeiros das terras altas de Melgaço, esta região transfronteiriça assume-se como um elo de ligação umbilical à vizinha Galiza, tão próxima, tão parecida, tão apaixonante. Como nós.", convidam os municípios de Monção e Melgaço.

tocadores de bombos animando a passagem dos ciclistas


0 comentário

Comments


bottom of page