No próximo sábado, 2 de dezembro, sobe ao palco do Cine Teatro João Verde, em Monção, pelas 21h30, "A Ascensão de Arturo Ui". Uma peça com encenação e dramaturgia de Bruno Martins, a partir de texto de Bertolt Brecht.
A peça de teatro, criada a partir de texto de Bertolt Brecht, escrito em 1941, estabelece um paralelismo entre os sistemas autoritários de outrora e os movimentos populistas da atualidade. O encenador Bruno Martins leva à cena esta parábola num tempo de degradação dos valores morais e do discurso político.
Inspirada na ascensão ao poder de Hitler, “Arturo Ui” é, simultaneamente, uma referência às histórias de gangsters norte americanos presentes na biografia de Al Capone.
A recente história do mundo tem revelado incríveis semelhanças com um passado sombrio. As estratégias são antigas, alteraram-se, apenas, os instrumentos para a contemporaneidade.
Os projetos autoritários que têm emergido um pouco por todo o mundo não se tornaram menos perigosos que a máfia. Eles encontraram um lugar mediático disposto a ouvi-los e a normalizar os seus discursos de ódio.
FICHA ARTÍSTICA:
Encenação e Dramaturgia: Bruno Martins
Assistência de Encenação: Cláudia Berkeley
Texto: Bertolt Brecht
Tradução: José Maria Vieira Mendes
Cenografia e Figurinos: Catarina Barros
Desenho de Luz: Valter Alves
Sonoplastia: Pedro Sousa
Intérpretes: Diana Sá, Eduardo Breda, Gonçalo Fonseca, Luísa Guerra, Pedro Couto, Valdemar Santos
Produção: Raquel Passos
Coprodução: Teatro da Didascália, Teatro Nacional São João, Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão
Comments