A mística aldeia de Vilar de Perdizes, no concelho de Montalegre, vai voltar a celebrar o Halloween no último dia de outubro.
Uma noite diferente que reforça a oferta turística do concelho ao mesmo tempo que promove a gastronomia local. O cartaz de divulgação é apoiado pelo município de Montalegre e pela junta de freguesia local, e é organizado pela Associação de Defesa do Património de Vilar de Perdizes.
Sobre o Halloween:
O Halloween ou Dia das Bruxas é uma celebração adotada por vários países, principalmente no mundo anglófono, no dia 31 de outubro, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos. Crê-se que muitas das tradições do Halloween tiveram origem no antigo festival celta da colheita, o Samhain, e que esta festividade gaélica foi cristianizada pela igreja primitiva. O Samhain e outras festas também podem ter tido raízes pagãs. Alguns apoiam a visão de que o Halloween começou independentemente do Samhain e tem raízes cristãs.
Festas e fantasia, praticar a "doçura ou travessura", decorar a casa, fazer lanternas de abóboras, fogueiras, jogos místicos, ver filmes de terror, entre outros, estão entre as atividades mais comuns do dia 31 de outubro.
Em muitas partes do mundo, as vigílias religiosas cristãs de Halloween, como frequentar os cultos da igreja e acender velas nos túmulos dos mortos, continuam a ser populares, apesar de em outros lugares ser uma celebração mais comercial e secular. Alguns cristãos abstêm-se de comer carne, simbolicamente, no Dia das Bruxas.
Comments