O Município de Montalegre regressa a França para mais uma participação na Feira de Nanterre. A XVIII edição deste "mercado da saudade" organizado pela Associação Recreativa e Cultural de Originários de Portugal (ARCOP) tem início esta sexta-feira até domingo, no interior do Espace Chevreul, pavilhão erguido em Nanterre.
Trata-se de um evento que junta vários municípios portugueses com o "objetivo de divulgar o melhor de cada território junto da comunidade portuguesa e francófona." A comitiva barrosã irá ser liderada pela Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Fátima Fernandes.
A respeito da participação na Feira de Nanterre, a autarca refere que "os nossos emigrantes são merecedores de todas as atenções que as entidades públicas têm, forçosamente, de lhes dar", daí a importância de representar o Município neste certame internacional. Fátima Fernandes, que também é filha de emigrantes, tem uma visão muito própria da emigração, destacando que "os emigrantes não servem apenas para deixar cá o IMI das casas que construíram; não servem só para deixar as divisas que tanta ajuda dão também à economia; não servem só para vir animar as festas e fazer compras no mercado local... os nossos emigrantes são cidadãos de pleno direito e, no caso dos barrosões, ainda mais, porque tantas vezes regressam à sua terra natal e nunca a esquecem", frisou. Nesta feira, que é uma festa, a autarca de Montalegre diz que vai dar um "abraço carinhoso, fraterno, e perceber as suas dificuldades."
O Município de Montalegre leva uma comitiva constituída pelos Presidentes de Junta, para que estejam em contacto com os eleitores e munícipes, e para defenderem os interesses dos emigrantes "nesta que é e sempre será a sua terra", concluiu.
Comments