A Associação Recreativa e Cultural – O Fiadeiro de Pitões promove, no próximo dia 11, a primeira edição do Festival Folk Terra de Júnias com o propósito de «reavivar memórias adormecidas». A abertura de portas acontece às 20h00 no palco instalado no Largo do Eiró, na freguesia de Pitões das Júnias.
Um evento que pretende «não apenas preservar as raízes culturais, mas também celebrar a riqueza da herança local e promover o intercâmbio artístico entre comunidades vizinhas». A organização avança ainda que estamos perante um cartaz «onde a música, dança e demais expressões culturais ganham vida, ecoando as tradições de tempos remotos e unindo pessoas através de sua conexão comum». Uma iniciativa apoiada pelo Município de Montalegre, Ecomuseu de Barroso e junta de freguesia local.
Assim, às 20h00, sobe ao palco Ordeikí (Galiza), seguido às 20h30 dos Gaiteiros de Pitões (Portugal); às 21h00, atuam as Xeitosiñas de Baltar (Galiza); às 22h00, os Gaiteiros do Larouco (Portugal) tomam conta do palco, e às 23h00, Rampeiros (Galiza) encerram a primeira edição do Festival Folk Terra de Júnias.
Kommentare