top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Montalegre em contagem decrescente para a última "Sexta 13" do ano

Estamos a poucos dias da celebração, em Montalegre, da última "Sexta 13" do ano. Depois de ter sido "épica" em janeiro, volta à rua com promessa de surpreender os milhares que visitam a capital do Barroso. As bruxas vão andar à solta nesta noite.




castelo com milhares de pessoas mascaradas de bruxas e outros magos

Levada à rua pela primeira vez, como evento público, em 2002, a "Sexta 13" de Montalegre cedo conquistou não só o público amante do misticismo como todo o apreciador de um produto singular. Idealizada e concebida no interior do Castelo de Montalegre, não demorou muito a extravasar a fronteira deste monumento nacional para abrigar toda a área envolvente.


Sob o chapéu do padre Fontes, o evento tem galgado curiosidade sendo hoje "o maior espetáculo de rua de Portugal", considera o Município de Montalegre. No momento, movimenta perto de 50 mil pessoas, envoltas numa atmosfera fantástica que coloca em frenesim a sede do concelho. Uma metamorfose constante, com a hotelaria a esgotar, o pequeno comércio "a esfregar as mãos de contente", uma espécie de catarse "tornando-se, a par da Feira do Fumeiro, a ideia mais aglutinadora deste concelho, capital da região do Barroso."


Este ano de 2023, apenas dois dias 13 "calharam" à sexta-feira: em janeiro, e agora em outubro. Recorde os melhores momentos de janeiro.



0 comentário

Comments


bottom of page