No próximo dia 21 de maio as entradas nos espaços museológicos de Melgaço são gratuitas. A ação acontece a propósito do Dia Internacional dos Museus, assinalado anualmente a 18 de maio. Para comemorar esta efeméride, a autarquia convida ainda a uma visita à Porta de Lamas de Mouro e ao Solar do Alvarinho.
Os espaços museológicos estão dispersos pelo concelho: no centro histórico é possível visitar o Núcleo Museológico da Torre de Menagem e as Ruínas Arqueológicas da Praça da República, bem como o Museu de Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek. Fora do centro histórico é possível visitar o Espaço Memória e Fronteira e também o Solar do Alvarinho (temporariamente localizado no Antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Melgaço, na Alameda Inês Negra, por motivo de obras do espaço centenário), com provas de alvarinho gratuitas.
Depois de um passeio pelo centro histórico e arredores, o visitante é convidado a conhecer um pouco do Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), onde irá encontrar uma das portas deste Parque, a Porta de Lamas de Mouro, situada na freguesia de Lamas de Mouro, e que oferece uma exposição permanente sobre o contexto histórico-geográfico desta área protegida.
E, mais no topo da montanha, o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro, na freguesia que lhe dá o nome, também em pleno PNPG.
O Dia Internacional dos Museus
O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, celebra-se anualmente a 18 de maio, através da organização de diversas atividades, com o objetivo de promover junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento. Em 2023, o ICOM Internacional apresenta o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, procurando destacar o importante contributo dos museus para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das comunidades.
Comments