No dia 7 de junho (quarta-feira), a marca de vinhos Dona Paterna convida à celebração do Dia de Monção & Melgaço no restaurante Adega Regional Sabino, na vila de Melgaço. Ao almoço ou jantar, todos os clientes serão brindados com um copo de vinho alvarinho Dona Paterna.
O produtor Carlos Codesso explica que «A iniciativa pretende ser uma forma de brindar quem visita o território, mas também a população, com o que de melhor este tem, que é o alvarinho e a excelente gastronomia, aliada à natureza tão característica do Alto Minho, onde estamos inseridos, e, claro, o saber receber tão bem e genuíno pelas nossas gentes.»
7 DE JUNHO ASSINALA A CONQUISTA DOS PRODUTORES DA SUB-REGIÃO DE MONÇÃO E MELGAÇO
A 7 de junho de 2017 foi criado o Selo de Garantia Exclusivo para Monção e Melgaço, certificado pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes. Desde então, todos os vinhos que tenham a denominação de Origem Vinho Verde, de uvas colhidas e vinificadas na sub-região de Monção e Melgaço, com menção a tal na rotulagem, e engarrafados por agentes da sub-região, podem usar este selo que certifica a autenticidade e genuinidade dos produtos provenientes de Monção e Melgaço, como forma de garantir que é esta sub-região que está na origem da casta alvarinho com características singulares.
«A sub-região de Monção e Melgaço tem condições naturais de microclima e solo que fazem desta um terroir único no mundo, que nos possibilita a criação de néctares de excelência, reconhecidos por todo o mundo. Monção e Melgaço é a origem do alvarinho», refere o produtor Carlos Codesso.
UM TERROIR ÚNICO NO MUNDO
Graças à exposição atlântica e a um clima caracterizado por elevada pluviosidade, humidade atmosférica, temperatura amena e pequenas amplitudes térmicas, a casta alvarinho atinge neste terroir o máximo das suas potencialidades.
O vinho alvarinho é um vinho nobre. Esta casta só se produz até 200 metros de altitude, e é aqui que esta casta encontra as condições ideais para o cultivo e maturação. Por isso a sua raridade e baixa produção. Monção e Melgaço é, não só o berço, mas o solar do Alvarinho.
A sub-região de Monção e Melgaço foi criada em 1908, integrada na Região dos Vinhos Verdes, mas a casta Alvarinho existe em Portugal há mais de 700 anos.
O RESTAURANTE ADEGA REGIONAL SABINO
Situada no casco histórico da vila de Melgaço, a Adega Regional Sabino, começou por ser uma tasca, fundada por Maria José Saraiva e João António Marinho, no início dos anos 40. Na década de 70, pela mão de Teresa Maria Saraiva e seu marido Armando Arnaldo Castro, passou a ser “Casa do Pasto”, servindo petiscos e alguns pratos de gastronomia minhota, de confeção simples, mas cuidada, sendo muito conceituado o Cozido à Portuguesa e a Sardinha Assada.
Em 1993, depois de profundas obras de remodelação e ampliação, Manuel Augusto de Castro (mais conhecido por “Sabino”) e sua esposa Odete Amorim Costa, empenharam-se em alargar e melhorar a oferta gastronómica, aliando a simpatia à boa mesa. É hoje uma referência de Melgaço.
Comentários