21 de Maio, 2024
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, o Instituto de Conservação da Natureza (ICNF) e o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto, celebraram um protocolo de colaboração para a realização de trabalho de investigação no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), na estação internacional de investigação, a criar na Branda Científica de São Bento do Cando, na freguesia da Gavieira, em Arcos de Valdevez, foi hoje anunciado.
Em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, irá ser construída uma estação internacional de investigação interdisciplinar nas áreas da biodiversidade e ecossistemas, das alterações climáticas, dos recursos naturais e culturais. "Aqui, os investigadores portugueses e estrangeiros vão poder ficar alojados e realizar trabalhos em vários edifícios, já que será criado um conjunto de laboratórios e espaço de apoio. A Branda científica de S. Bento do Cando também terá condições para acolher cursos de doutoramento e mestrado de curta duração, bem como trabalho de campo de investigadores", explica a autarquia em nota de imprensa.
Com esta iniciativa, o Município de Arcos de Valdevez pretende promover o conhecimento e inovação e valorizar o território do PNPG.
De relembrar que este projeto foi apresentado oficialmente em 2022, e envolve várias entidades empenhadas em responder aos desafios da Estratégia Europeia para a Biodiversidade e do European Green Deal. Tem, ainda, como objetivos, combater a desertificação na freguesia da Gavieira, trazendo investigadores nacionais e estrangeiros, que estudarão várias áreas da Natureza, e que ficarão a morar na estação internacional de investigação, contribuindo, desta forma, para a coesão territorial e dinamização do território do PNPG.
Recorde a videorreportagem que a Peneda Gerês TV realizou na altura do lançamento do projeto.
Comments