Entre os dias 15 e 30 deste mês, o Centro Cultural de Viana do Castelo é palco da segunda edição da iniciativa “Ler em Viana”, que se assume como a “festa do livro e das artes” numa estratégia mais ampla de criação e consolidação de hábitos de leitura para elevar o nível de literacia da população. A entrada é gratuita.
A iniciativa apresenta uma programação estruturada no diálogo entre cultura e educação, que contempla múltiplas atividades como sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, encontros com escritores, cientistas e artistas, espetáculos, teatro, concertos e a 43ª Feira do Livro.
Na conferência de imprensa de apresentação da segunda edição do “Ler em Viana”, o Vereador da Cultura e da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, indicou que esta é “uma iniciativa cultural relevante para o nosso concelho, que alia cultura e educação numa simbiose que tem de existir entre as duas” e que está assente numa “programação estruturada e de qualidade”.
“Este diálogo entre a educação e a cultura é muito relevante e gera um enriquecimento mútuo”, declarou. No ano passado, o “Ler em Viana” conquistou 10 mil visitantes e os “Contornos da Palavra” reuniram 13 mil alunos, pelo que as expetativas para esta segunda edição são elevadas.
O diretor da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, Rui Faria Viana, destacou as duas componentes do evento: os Contornos da Palavra, que se desenrolam nas escolas do concelho, e a Feira do Livro que acontece no Centro Cultural, oferecendo oficinas, recitais de poesia, concertos, programação voltada para o público infantil nas tardes de sábado, domingo e no feriado do 25 de abril.
No sábado, 15 de abril, inaugura pelas 11 horas, a exposição “Os Lusíadas 10
cantos por 10 ilustradoras”, com ilustrações para a edição de OS LUSÍADAS Município
de Guimarães, Universidade do Minho, Kalandraka Editora Portugal BIG - Bienal de
Ilustração de Guimarães (2021), que estará patente nos Antigos Paços do Concelho, na
Praça da República, de 15 a 30 de abril.
A abertura oficial da Feira do Livro acontece pelas 15 horas deste sábado, 15 de abril. A Feira contará com 32 expositores, reunindo 14 livreiros que representam as principais editoras do país. Funcionará de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 24h00, e ao fim de semana das 15h00 às 24h00.
Paralelamente, entre 17 e 28 de abril, desenvolve-se a 14ª edição dos “Contornos da Palavra”, em articulação com a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares, direcionada para os alunos e professores das escolas públicas e privadas do concelho de Viana do Castelo. A edição deste ano tem como temática “A Ciência de Educar”, e proporcionará uma imersão em atividades culturais e formativas que contribuem para aprendizagens dos alunos, do Pré-escolar ao Ensino Secundário, assim como para o desenvolvimento profissional dos docentes e outros agentes da comunidade educativa vianense. Conta com cerca de 11.100 alunos no presente ano letivo, dos sete Agrupamentos Escolares que agregam 71 escolas públicas (24 com pré-escolar; 36 com 1.º ciclo; 9 com 2.º ciclo e 3.º ciclo; e 6 com Secundário), e quatro Escolas Privadas (2 colégios, 1 Jardim de Infância e uma Escola Profissional).
O programa “Ler em Viana” inclui a presença de grandes nomes nacionais da cultura, como um concerto de Rodrigo Leão (15 de abril, 21h30), “A importância da palavra na música” com António Victorino d’Almeida e Valter Hugo Mãe (17 de abril, 21h30) e “As palavras e a censura” com José Pacheco Pereira e António Pedro Vasconcelos (18 de abril,
21h30).
“Conversa com escritores” irá juntar Marlene Ferraz e José Luís Peixoto (20 de
abril, 21h30) e a proposta “Falar de livros e de filmes” trará Mário Augusto ao Centro
Cultural vianense (21 de abril, 21h30). Dia 22 de abril, às 21h30, SURMA apresenta-se
num concerto na principal sala de espetáculos do concelho. A 29 de abril, também às
21h30, atua Noiserv. Os três concertos têm lotação máxima de 300 lugares e entrada gratuita, sendo que o levantamento dos ingressos deverá ser feito no dia dos concertos, das 15h00 às 21h15, até ser atingida a lotação. Não será permitida a entrada na sala depois do início do espetáculo.
Na segunda semana, “Conversa com escritores” reúne Isabel Campos e Rita
Ferro em torno do livro “Brevíssimo dicionário dos snobs” (26 de abril, 21h30) e Isabel
Campos e Richard Zimler para apresentar a obra “A aldeia das almas desaparecidas: a
floresta do avesso” (27 de abril, 21h30). Já “O Corpo Humano e a Ciência” junta Carlos
Fiolhais e Alexandre Quintanilha (28 de abril, 21h30).
O Vereador da Cultura e da Educação rematou a sessão de apresentação do “Ler em Viana” afirmando que “é mais do que uma feira do livro” e representa uma “mudança de paradigma”, que tem outra comodidade, em termos funcionais, estéticos e de conforto.
Programa completo para consulta disponível aqui.
Comments