Está oficialmente inaugurada mais uma edição do “Ler em Viana – Festa do livro e das artes”, que decorre até 28 de abril no Centro Cultural de Viana do Castelo, e também com iniciativas no edifício dos Antigos Paços do Concelho e na Biblioteca Municipal. O evento convida à fruição das várias propostas, desde uma exposição sobre o 25 de Abril de 1974, sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, encontros com escritores, cientistas e artistas, teatro, concertos e a 44ª Feira do Livro. As expectativas são de superar os 12.450 visitantes da edição de 2023.
As portas do Centro Cultural abriram mais cedo, este ano, pelas 14h30, tendo a sessão de abertura do Ler em Viana contado com momento musical pelos alunos da Escola de Música de Perre.
Pelas 16h00, os mais novos puderam assistir a uma sessão pela Krisálida – Associação Cultural do Alto Minho, com “O Livro das Regras”. Mais tarde, às 21h30, haverá concerto com Aldina Duarte, estando os bilhetes já esgotados (300 lugares).
A abertura oficial contou com a visita do executivo municipal, que passou pelos 32 expositores na 44ª Feira do Livro. O certame estará aberto todos os dias, das 14h30 às 23h30, com entrada gratuita.
Em conversa com os jornalistas, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, realçou a qualidade e diversidade do Ler em Viana, “um evento inclusivo, intercultural e intergeracional”, que oferece uma programação para todos os gostos. “As famílias com as crianças e os mais velhos têm oportunidade de adquirir um livro, naturalmente, contemplá-lo, mas também de acompanhar todas as outras manifestações, interagir com autores, interagir também com manifestações artísticas, participar nos workshops com toda a intensidade…”, convidou o autarca.
Recorde-se que este é o terceiro ano que o Ler em Viana decorre no Centro Cultural, tendo na primeira edição registado 9400 visitantes e, em 2023, passaram pelo certame 12.450 pessoas.
“A expectativa é que continuemos a crescer; crescemos na segunda edição, naturalmente desejamos que aconteça o mesmo nesta e, nesse sentido, as expectativas são altas”, afirmou Luís Nobre, destacando a complementaridade entre Cultura e Educação que o Município pretende promover com o Ler em Viana.
O evento visa, para além destes objetivos, trabalhar outros domínios como a manifestação da arte, da poesia, da escrita, da música, “num ano muito particular que é a celebração dos 50 anos do 25 de Abril”, recordou o autarca, destacando, assim, “dois domínios em que valeu a pena viver o 25 de Abril e percorrer todos estes 50 anos de História foi, efetivamente, o crescimento e a relevância que a Educação e a Cultura têm hoje na nossa comunidade, pois não há Cultura nem Educação se não houver liberdade”, frisou.
Para amanhã, 21 de abril, destaque para a inauguração da exposição “25 de Abril 1974, quinta-feira”, com fotografia de Alfredo Cunha, o fotógrafo que, em Lisboa, acompanhou de perto o nascimento da liberdade. Tem lugar pelas 11h00 nos Antigos Paços do Concelho – Praça da República. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e sábado e domingo das 10h-13h00 e das 15h00 às 18h00. A abertura oficial da Feira do Livro acontece pelas 14h30, e a tarde é reservada aos mais pequenos, com um teatro infantil pelo Grupo O Bicho Papelão, que apresenta o espetáculo “O Quiosque”, às 16h00. Às 21h30, “Liberdades Partilhadas” com Alfredo Cunha, Carlos Tê e Catarina Mourão. A apresentação cabe a Isaque Ferreira.
Na segunda-feira, 22 de abril, as escolas visitam o Ler em Viana, que contará com a presença de Carina Novo em “Histórias de Ler e Contar”. À noite, vai ser para “Falar de Livros e de Filmes”, com Francisco Moita Flores e Mário Augusto. A apresentação cabe a Isabel Campos e Rui Faria Viana.
Dia 23, destaque para a sessão com o ilustrador João Fazenda que, em conversa com os alunos das escolas, vai falar como vão surgindo os seus desenhos e projetos. Às 21h30, Concerto Comentado por Ana Sofia Vieira, com QUINTENTO DE METAIS, da Escola Profissional Artística do Alto Minho.
Quarta-feira, 24 de abril, as escolas vão aprender que “Nas tuas mãos começa a Liberdade”, numa sessão protagonizada pelo professor e historiador José Carlos Loureiro. Depois, à noite, “A liberdade de ser e de escrever”, com Pedro Mexia e João Habitualmente. Apresentação por António Gonçalves.
No Dia da Liberdade, 25 de Abril, a tarde infantil é dedicada a uma Oficina de Dança para Todos os Pés, pelos 2PÉSquerdos: Mafalda Rego e Mercedes Prieto. Às 21h30, Poesia, Música e Imagem “No tempo em que os animais falavam”, por Isaque Ferreira, Ianina Khemlik, Marco Figueiredo, Constança Amador e Rodrigo Brito.
No dia 26, “Camões 500 anos: História, Música e Poesia” pelos Vox Angelis, às 14h45. Às 21h30, os cientistas Manuel Sobrinho Simões e João Ramalho Santos trazem o tema “A importância das palavras”, numa conversa apresentada por Marlene Ferraz.
Sábado 27 de abril, destaque para o concerto pelos Cara de Espelho, às 21h30. De lembrar que os concertos têm lotação máxima de 300 lugares e os bilhetes podem ser adquiridos na BOL.pt ou na bilheteira do Centro Cultural no dia do concerto das 14h30 às 21h15, pelo preço de 5€.
O Ler em Viana encerra a edição de 2024 no domingo, 28 de abril, com poesia e música com Pedro Lamares e Rui David, pelas 16h00, em que vão partilhar poemas, canções e histórias, “a desenhar uma casa num tempo em que os abraços são feitos de olhos, cotovelos e palavras, longe dos braços.” O recinto fecha às 20h00.
Comments