A “Mona Lisa” é uma das pinturas mais reconhecidas no mundo. O seu autor, Leonardo da Vinci (1452-1519), era bem mais do que um pintor. A sua curiosidade insaciável e a sua forma de ver o mundo ficou registada nos seus inúmeros cadernos que revelam o esplendor da sua mente brilhante.
Os seus desenhos incluem potenciais formas de voar, passando por máquinas de guerra e até mapas de cidades pormenorizados e inovadores. O florentino foi, portanto, a definição do eclético homem do renascimento.
Como era verdadeiramente livre teve a coragem e a capacidade de estudar o corpo humano. Através de disseções minuciosas e demoradas - recordemos que não havia na época forma de conservar os cadáveres - Leonardo foi precursor no estudo científico da anatomia, base para a evolução da medicina. É de salientar a sua capacidade didática de representar, por camadas, os músculos e as articulações. O seu estudo não ficou por aqui e incluiu, por exemplo, o sistema vascular, reprodutor, nervoso central e periférico. Estudou também o corpo vivo em ação ligando a morfologia à fisiologia.
Com o seu célebre “o Homem de Vitrúvio” sintetizou arte, geometria e ciência numa imagem icónica.
No entanto, o seu estudo da anatomia não teve, no seu tempo, o impacto que se poderia pensar. É que, como descreve o biógrafo Walter Isaacson, Leonardo não teve a preocupação de difundir estes desenhos. Assim, foi a obra “De humani corporis fabrica ” de Andreas Vesalius, publicada 24 anos após a sua morte, que contribuiu para a fundação da medicina moderna. Ainda assim, nada diminui o talento de Leonardo da Vinci, o pintor, o mestre, o engenheiro, o cientista.
*por Luís Monteiro (Médico)
Comentarios