Arrancou hoje, 23 de outubro, a I Semana Sénior do Concelho de Caminha com a iniciativa À Conversa: “O que é ser idoso hoje e amanhã”, seguida da inauguração da exposição “Traços”. O momento ficou marcado pela declamação do poema “Quantos anos tenho”, de José Saramago, pela voz de Maria da Luz Colaço, de 89 anos.
A sessão de abertura contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages; da diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Viana do Castelo, Cristina Oliveira; do presidente da Direção do Centro de Bem-Estar Social de Seixas e Manuel Vilares e de Manuel Dias, utente da Casa de Repouso da Confraria Bom Jesus dos Mareantes.
Rui Lages elogiou o trabalho desenvolvido pelas instituições de solidariedade social em prol dos seniores do concelho, enfatizando que é necessário saber valorizar as pessoas que trabalham neste setor. O autarca manifestou ainda interesse e disponibilidade para ser parceiro no que respeita ao bem-estar da sociedade sénior do concelho.
Tal como o Presidente da Câmara, também Cristina Oliveira é da opinião que existe uma “4ª idade”, considerada a partir dos 80 anos, mas que só terá sentido se houver respeito pelos anciãos, respostas adequadas às necessidades reais e respostas na saúde ligadas à geriatria.
A diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Viana do Castelo salientou ainda que o grande desafio é banir o isolamento e a solidão em que os seniores vivem.
Manuel Vilares propôs duas reflexões: a sustentabilidade das Instituições de Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e se os lares de hoje dão resposta aos velhos de amanhã?
A sessão de abertura encerrou com um momento musical pela Academia de Música Fernandes Fão.
A I Semana Sénior do Concelho vai prolongar-se até dia 27 de outubro e visa valorizar e homenagear a comunidade sénior, bem como proporcionar momentos de lazer e convívio a esta faixa etária da sociedade. São cinco dias de intensa atividade, com iniciativas relacionadas com saúde e bem-estar, a segurança, a cultura e o lazer, dirigidas para a comunidade sénior, utentes institucionalizados nas Instituições Particulares de Solidariedade Social, cuidadores formais e informais, mas também para a comunidade em geral.
Um dos momentos altos deste primeiro dia foi a inauguração da exposição de fotografia “Traços” que estará patente no Museu Municipal de Caminha até 31 de dezembro. A mostra reúne cerca de 200 retratos dos traços dos idosos enquadrados nas diferentes respostas sociais do concelho: centros de dia, estruturas residenciais para idosos e centros de convívio. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00às 13h00 e das 14h00 às 17h00. A entrada é gratuita.
Comentarios