O atleta, de 73 anos, do CAAV - Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez, sagrou-se campeão, ontem, em Braga, onde decorrem os Campeonatos da Europa de Pista Coberta e Corta-Mato para Veteranos.
Este evento que no seu total conta com cerca de 2.500 atletas inscritos com idades compreendidas entre os 35 e os 92 anos, oriundos de 42 países, iniciou-se nas instalações do Regimento de Cavalaria N.º 6 de Braga onde decorreram as provas de Corta-Mato.
Joaquim Sá (73 anos), José Correia (53 anos) e João Ribeiro (35 anos) foram os três atletas do Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez que marcaram presença, ontem, 20 de fevereiro, no primeiro dia dos Campeonatos da Europa de Pista Coberta e Corta-Mato para Veteranos.
Joaquim Sá do escalão M70 (70 a 74 anos) foi o primeiro atleta do CAAV a entrar em ação, assumindo com valentia o comando da prova desde os metros iniciais. A meio da prova, o atleta acabou por ser alcançado pelo também português Fernando Chamusca (recordista nacional M70 de 400m, 800m, 1500m e 3000m) disputando ambos a liderança da prova. Joaquim Sá acabaria por desferir um forte ataque à entrada para a última volta, conseguindo mesmo isolar-se e cruzar a meta com uma vantagem de 28 segundos sagrando-se assim Campeão Europeu de Corta-Mato.
Além deste título individual, Portugal conquistou ainda o título coletivo naquele escalão, contribuindo para esse feito, Joaquim Sá, Fernando Chamusca e Joaquim Gomes.
José Correia do escalão M50 (50 a 54 anos) foi o seguinte atleta do CAAV a alinhar no evento concluindo em 5.º lugar. Por fim, João Ribeiro, atleta M35 do CAAV, conseguiu classificar-se no 18.º lugar num escalão de grande nível que contou com alguns dos melhores atletas da atualidade a nível Absoluto, com vitória do Sportinguista Rui Teixeira, um dos atletas portugueses mais medalhados de sempre em Corta-Mato (11 medalhas Nacionais a nível Absoluto - 4 das quais nas 4 últimas edições do Corta-Mato Nacional Longo).
O CAAV alinhará ainda neste evento, na Pista Coberta do Altice Forum Braga com o atleta Joaquim Sá nos 3000m, a 23 de fevereiro e nos1500m no dia 26.
Kommentare