O Festival Jazz na Praça da Erva regressa para a 32ª edição, em Viana do Castelo, entre os dias 26 e 29 de julho, com concertos gratuitos na Praça da Erva, e dois concertos com entrada paga no Teatro Municipal Sá de Miranda. Os espetáculos têm início às 22 horas.
Esta edição abre a 26 de julho com showcases de Carlos Azevedo e Telmo Marques, na Praça da Erva, numa espécie de “warm up” para o concerto de piano a solo de Mário Laginha, com entrada livre. A 27 de julho, sobe a palco o trio THEMANDUS, jovem formação de jazz contemporâneo, com utilização de eletrónica. O projeto é composto por Afonso Silva, no saxofone/EWI, que significa Electronic Wind Instrument; Ricardo Alves, na guitarra, e Eduardo Carneiro, na bateria. O grupo venceu, em 2022, o Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro.
Nos dias 28 e 29 de julho, os concertos acontecem no Teatro Municipal Sá de Miranda, com bilhetes diários a 15 euros ou ‘full pass’ a 25 euros. A 28 de julho, o israelita Shai Maestro é a proposta do festival de jazz mais antigo do norte do país e, a 29 de julho, a lenda do jazz, Rhoda Scott (EUA), encerra o programa com chave de ouro, tocando num órgão Hammond original de 1958, sendo que neste concerto vai ser acompanhada pelo categorizado baterista francês Thomas Derouineau. Rhoda Scott, a primeira mulher a vencer o Gran Prix du Jazz Sacem (2022), apresentará, no Sá de Miranda, o álbum “Movin’Blues”.
A artista norte-americana vai utilizar um raro instrumento musical vindo diretamente de França, especificamente para este concerto: um órgão Hammond B3 original fabricado em 1958, equipado com duas Leslie originais, amplificação totalmente a válvulas e som com rodas fónicas – uma autêntica preciosidade de museu.
O Festival Jazz na Praça da Erva é organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e conta com produção “Eventos David Martins”. A Antena 1 presta apoio como media partner.
Na conferência de imprensa de apresentação da 32ª edição do festival, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal, o Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, afirmou que este é “um programa de excelência que conjuga dois espaços, mas que tem sempre a Praça da Erva como pano de fundo” por ser a origem do festival. Destacou o concerto intimista de Mário Laginha, que considerou o maior pianista português da atualidade e que se apresenta, pela primeira vez, num concerto de entrada gratuita na Praça da Erva.
David Martins, da produção do evento, realçou o programa que conta “com duas propostas sonantes e de referência mundial e duas propostas mais contemporâneas e nacionais”. Explicou que, para o recital de Mário Laginha, o público estará sentado na Praça da Erva (cerca de 200 lugares sentados) e indicou que o projeto THEMANDUS conta com o vianense Ricardo Alves na formação. Realçou o facto de Shai Maestro ser “um dos talentos consagrados da nova geração”, frisando igualmente que a norte-americana Rhoda Scott (84 anos) é “um mito” e que este concerto se assume como “uma oportunidade única”.
Esta edição, totalmente dedicada ao órgão, representa um investimento de cerca de 50 mil euros por parte da autarquia. De acordo com David Martins, "cerca de 15% do financiamento do festival advém da bilheteira."
Comments