Promover o sucesso escolar e combater o abandono escolar através da partilha, da reflexão e do pensamento conjunto. É esta a base por detrás do Com.Sigo, projeto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), que se tem desdobrado em webinares, programas de mentoria e tutoria e avança agora com vários podcasts e videocasts.
As primeiras temáticas prometem fazer uma reflexão sobre o que é o luto, formas de o encarar, mas também sobre a saúde e a doença mental, a pressão académica e as drogas leves.
Inserido no Com.Sigo IPVC, projeto dedicado à promoção do sucesso académico e ao combate ao abandono escolar, o Politécnico de Viana do Castelo já promoveu webinares, programas de mentoria e tutoria, mediação e também academias de líderes UBUNTU. Lança agora um ciclo de podcasts e videocasts, que proporcionam "uma abordagem inovadora, abrangente e acessível com temas relevantes para todos e que a todos dizem respeito", explica o Politécnico em nota de imprensa.
O luto, que se expressa da forma mais comum – a perda de alguém –, mas também o luto que é necessário fazer quando há uma desilusão, uma rutura, uma expectativa que não foi correspondia, um caminho que se revelou errado ou até um exame que correu menos bem. O luto será uma das temáticas centrais a abordar. Patrícia Sousa dedicou boa parte da sua vida profissional ao jornalismo e agora é o rosto do projeto “O amor supera tudo”. Ao longo de uma série de episódios, vai procurar demonstrar que o sofrimento é um processo e que o caminho de cada um é isso mesmo, o caminho que cada um tem e precisa de percorrer durante esse processo de luto. Patrícia Sousa desafia-nos a conversar e a refletir. Abre as portas da sua própria experiência para demonstrar que “o melhor (e único) medicamento para a dor que cada um sente é apenas SENTIR”, porque, na verdade, “não existe nenhum remédio para a dor mais dolorosa do mundo”: a dor da perda, que “precisa ser ouvida, vista e sentida. Precisa de espaço e de atenção”.
Dos mitos às verdades absolutas, dos lutos não reconhecidos às perdas secundárias, Patrícia Sousa quer provar que não tem de estar sempre tudo bem. E não há mal nenhum nisso. Partilhamos com a Patrícia a ideia de que o diálogo é fundamental para enfrentar esse desafio universal.
Este primeiro ciclo de podcasts e videocasts conta também com a presença do psicólogo clínico e psicoterapeuta, Luís Pedro Fernandes. Ao longo de quase uma vintena de episódios, promete colocar a academia, mas não só, a pensar sobre saúde e doença mental, ensino superior e doença mental, pressão e rendimento académico, mas também vai pôr-nos a refletir sobre o modelo educativo e o mito das drogas leves. Membro da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, Luís Pedro Fernandes vai demonstrar que o conhecimento não é indolor e falar também da autorregulação emocional. Promete despir o estigma que envolve estas temáticas, abrindo espaço à compreensão e à solidariedade.
São temas que nos levam para jornadas únicas e desafiadoras, através das quais podemos encontrar oportunidades de transformação. Ao partilhar histórias e reflexões, o Politécnico de Viana do Castelo, através do projeto Com.Sigo, ajuda na construção de pontes e para uma compreensão mais profunda. São temas que impactam não apenas o corpo, mas também a mente, capazes de transformar a empatia em linguagem universal.
"Partilhe as discussões com amigos, familiares e colegas para, juntos, construirmos uma comunidade mais informada e solidária. Ficaram curiosos? Podem assistir a todos os podcasts videocasts através dos links abaixo, porque, juntos, podemos mesmo inspirar mudanças positivas na vida de muitos! Junte-se a nós nesta missão de tornar a educação e o apoio acessíveis a todos", convida o IPVC.
O Com.Sigo é um projeto cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do POCH – Programa Operacional Capital Humano.
Podcast no Spotify: https://open.spotify.com/episode/3piZbrFOzqrOYeoIJyXXra
Comments