Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo já tem sessões agendadas para outubro, novembro e dezembro
A Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) promove, pela primeira vez, a Formação Contínua de Treinadores de Futebol. “Esta formação surge como uma resposta a uma necessidade dos treinadores de futebol e uma oportunidade de formação para a ESDL - IPVC”, contou o professor e formador responsável pela formação, Filipe Clemente, assumindo que o objetivo é ter ações todos os meses.
Como a Formação Contínua de Treinadores de Futebol é “uma obrigação anual” exigida pelo Instituto Português de Desporto e Lazer (IPDJ), a ESDL-IPVC viu aqui uma “oportunidade” para dar resposta a esta “necessidade” daqueles profissionais. Segundo o professor e formador Filipe Clemente, esta formação realiza-se pela primeira vez e pretende incluir este conceito de formação contínua. “Pretendemos assim dar resposta a uma necessidade para os treinadores já que são obrigados por lei a manter a cédula com formação contínua”, explicou ainda o responsável, destacando que já estão agendadas ações para os meses de outubro, novembro e dezembro.
As inscrições para as sessões do próximo mês de outubro já estão abertas, sendo que as ações decorrem presencialmente, mas também em formato online. “Temos as duas opções, porque queremos chegar ao maior número possível de treinadores, sobretudo para mercados internacionais, como são o caso do Brasil e de outros países dos PALOP”, assumiu Filipe Clemente, admitindo que “o formato online será uma vantagem para chegar a esses públicos”.
As sessões, que se realizam sempre às segundas-feiras entre 20h30 e 23 horas, já têm datas marcadas para os próximos meses. “Avaliação física em futebolistas: da seleção de testes, à sua aplicação e relatório” é a temática a abordar nos dias 11 e 18 de outubro. Segue-se a formação sobre “Sistemas de monitorização das cargas de treino, bem-estar e prontidão em futebolistas”, marcada para os dias 8 e 15 de novembro. Já o tema “Jogos reduzidos no futebol: da teoria à conceção do exercício” está agendado para os dias 6 e 13 de dezembro.
O objetivo inicial do formador é que as formações decorram mensalmente, mas vai depender da recetividade dos treinadores. “Vamos testar realizar ações todos os meses. Se percebermos que é demasiado, podemos passar a realizar as formações de dois em dois meses”, referiu o formador, sublinhando a ideia de se realizar “com caráter contínuo”.
Comments