Empreitada de construção do relvado sintético do Campo de Jogos da Senhora do Olival, em Perre, foi inaugurada, ontem, pelo Presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, e pelo Vereador do Desporto, Ricardo Rego.
A empreitada, de 253.625 euros, integrou uma adjudicação global de 800 mil euros que permitiu ainda a construção de sintéticos em Deocriste e Vila Franca, já inaugurados.
Este investimento na construção de relvados sintéticos vai ao encontro da aposta que tem sido feita pelo Município, na última década, para a transformação profunda do tecido desportivo e dos equipamentos desportivos do concelho.
Recorde-se que Viana do Castelo foi recentemente declarada Cidade Europeia do Desporto 2023 pela Comissão de Avaliação da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europa), pelo que neste momento, está a ser feito um investimento de 5,3 milhões de euros em equipamentos desportivos, no âmbito da Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023.
A candidatura a Cidade Europeia do Desporto reflete a aposta que o Município de Viana do Castelo tem vindo a fazer na promoção da atividade física e da prática desportiva formal ou informal, incutindo estilos e hábitos de vida saudáveis aos munícipes.
O concelho apresenta-se como local privilegiado para a prática de diversas modalidades, desde desporto de natureza, passando pelos desportos náuticos e desporto indoor. O desporto tem sido uma forte aposta do executivo, que tem promovido o desenvolvimento de Viana do Castelo enquanto Cidade Náutica do Atlântico.
Encontram-se ativos em Viana do Castelo 71 associações/clubes com atividade regular no território através de mais de 160 equipas federadas que representam o concelho nas provas regionais, nacionais e internacionais.
O concelho vianense conta com 85 mil habitantes, reunindo cerca de 5.000 atletas federados e 5.000 alunos envolvidos em projetos desportivos nas escolas. Os equipamentos municipais garantem 500 mil utilizações anuais, sendo que cerca de 58% da população pratica atividades de lazer.
Comentarios