top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

História “rica e intensa” fazem do IPVC “o maior fator de promoção territorial” do Alto Minho

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, referiu hoje que a história “rica e intensa” do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) fazem da instituição de ensino superior “o maior fator de promoção territorial” do Alto Minho. Declarações proferidas no dia em que o Politécnico assinala o 37.º aniversário.




homem falando no palanque para uma sala cheia

Na Sessão Solene do 37.º aniversário do IPVC, que aconteceu no Auditório Prof. Lima de Carvalho, o autarca referiu que “no ano passado, considerei o nosso Politécnico o maior projeto de coesão social e territorial do Alto Minho, mas acrescento que é também o maior fator de promoção do nosso território”.


“Esse mérito foi vosso, concretizado por vocês, servindo os agentes do território. Foram 37 anos de uma história rica e intensa que nos deixam tranquilos em relação à projeção futura da região”, frisou ainda, reconhecendo “o trabalho e competência” nestes 37 anos.


Já o Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, referiu que “cada aniversário é uma prova evidente do crescimento e força do IPVC e este é o momento do reconhecimento aos professores, à equipa técnica, ao pessoal não docente e aos nossos alunos”. “Queremos formar técnicos competentes e cidadãos plenos”, vaticinou.

homem de fato falando no palanque para uma sala cheia de pessoas
Carlos Rodrigues - Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

O responsável referiu o “anseio antigo” que é a alteração da denominação dos politécnicos, ambicionando ser Universidade Politécnica e não receando “as exigências que essa alteração trará”.


Também a Presidente do Conselho Geral do IPVC, Rosário Barros, afirmou que “muito temos para louvar e memorar”, sempre “ao serviço do desenvolvimento da pessoa e da sociedade”. “Hoje em dia, o IPVC é reconhecido nacional e internacionalmente pela sua qualidade de formação e investigação”, indicou.

mulher falando no palanque para uma sala cheia de pessoas
Rosário Barros - Presidente do Conselho Geral do IPVC

Já a Presidente da Federação Académica do IPVC, Vânia Rodrigues, considerou que a instituição tem, nos últimos anos, “alcançado grande projeção e afirmação”, elogiando a “extraordinária capacidade de adaptação” e a “qualidade” dos seus integrantes.

jovem vestida com traje universitário, falando no palanque
Vânia Rodrigues - Presidente da Federação Académica do IPVC

O IPVC apresenta uma oferta formativa diversificada, composta por 26 licenciaturas, 28 mestrados, 27 cursos técnicos superiores profissionais e várias pós-graduações. Esta oferta formativa encontra-se distribuída pelas seis escolas superiores do IPVC: Educação; Agrária; Tecnologia e Gestão; Ciências Empresariais; Saúde; e Desporto e Lazer.

pessoas sentadas numa sala
Luís Nobre, Rosário Barros e Manoel Batista

pessoas sentadas numa sala cheia de gente
Vitor Paulo Pereira, José Manuel Carpinteira e António Barbosa

Na cidade de Viana do Castelo situam-se a Escola Superior de Educação (ESE), a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e ainda a Escola Superior de Saúde (ESS). Já a Escola Superior Agrária (ESA) situa-se em Ponte de Lima, a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) em Valença e a Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) em Melgaço.




0 comentário

Comments


bottom of page