17 de Julho, 2024
O Grande Trail Serra d'Arga (GTSA) está de volta para a 13ª edição, que decorrerá no último fim de semana de setembro, de 27 a 29. O evento organizado pela Carlos Sá Nature Events, apresenta-se, este ano, cheio de novidades.
A edição de 2024, traz mais uma vez novidades para os seus participantes: "a partida dos 100 Km pela primeira vez em Vila Praia de Âncora, o regresso dos 50 Km na Ultra de Dem, e a inclusão de uma nova prova de 15 Km a sair da Aldeia de Covas no sábado com meta em Dem", revela a organização. Esta última dará a oportunidade aos amantes das distâncias mais curtas fazerem uma prova no sábado e outra no domingo, ficando a conhecer as duas vertentes norte e sul da Serra D’Arga.
“Do Mar à Serra” será o lema da versão GTSA_100k com partida no centro de Vila Praia, na sexta-feira às 22h, prova com 4.260m desnível positivo e tempo limite de conclusão de 24h. Uma Ultra Endurance Séries 150 da ATRP e dará aos seus vencedores 250 pontos no Circuito Best Trails Series (BTS).
Depois da partida, 500m em areia junto ao mar, continuando durante 9 Km praticamente planos, no lindíssimo Vale do Âncora, segue-se uma subida fácil mas longa ao Monte de Santo Antão, descida à Vila de Caminha, e nova subida ao alto da Srª das Neves, onde encontrarão as gentes de Dem com muita animação.
Entrando em Dem o percurso do GTSA_100k é coincidente com o GTSA_50k, com a exceção da descida a Covas e subida novamente a Arte na Leira em Arga de Cima.
"O GTSA_50k, “A Volta Perfeita à Serra D’Arga” regressa depois de alguns anos com a distância Ultra a ser de 45km, a introdução este ano dos 5km extra, deve-se à inclusão de um novo trilho nas cascatas de S. João D’Arga há muito desejado, mas só agora serem criadas condições de segurança para a utilização do mesmo", sublinha Bruno Sá, da organização.
A subida à Pedra Alçada, o Mosteiro S. João, as Aldeias das Argas e a mítica casa do Marco (Arte na Leira), a descida a Cerquido, a mítica subida à Srª do Minho, a descida a S. Lourenço da Montaria, o Rio Âncora com as suas cascatas e lagoas, as dezenas de calçadas romanas, e a descida vertiginosa à meta em Dem, fazem deste trajeto verdadeiramente único.
No Domingo será a habitual "invasão" à Aldeia de S. Lourenço da Montaria, este ano com as provas de 30 Km, 17 Km, e a caminhada de 12 Km. "Esperamos neste dia mais uma grande festa para culminar este enorme evento." Os 17 Km e a caminhada mantêm os trajetos do ano passado; já os 30 Km terá a inclusão da Aldeia de Amonde antes de entrar no Rio Âncora, daí o aumento de 3 Km dos anteriores 27 Km.
A Serra D’Arga tem um território com 4500 hectares e faz parte do maciço montanhoso da Peneda-Gerês, é também conhecida por Montanha Sagrada, com os seus trilhos seculares. Dificilmente encontramos em outro local, tantos quilómetros de calçadas romanas, que ligam as populações de aldeia em aldeia. A vida selvagem está bem presente, o Lobo Ibérico encontra neste maciço um excelente refúgio, até as eólicas instaladas na Serra, são paradas por largo período, para não perturbar as fêmeas quando estas estão para dar à luz. Os famosos cavalos selvagens, dificilmente são vistos em tão grande número, como nesta Serra, a raposa e tantos outros seres da vida animal, encontram neste refúgio a sua casa. A Serra D’Arga tem um micro clima próprio; não temos em Portugal Continental outra serra com tamanha altitude encostada ao Atlântico, apenas dez quilómetros dividem o mar e os 825m de altitude. Nesta zona Norte os ventos fortes, chamados Nortadas arrastam a massa de ar húmido do atlântico que dá vida a este local. As suas cascatas fabulosas são uma atração tanto para os caminheiros, como para os Trail Runners, assim como para os banhistas no verão. Os “Pinchos”, nome dado a estas cascatas, são já um nome sonante na maioria dos visitantes.
"Muito tem sido feito nos últimos anos, com o projeto Grande Trail Serra D’Arga, conseguimos mostrar todo este património natural, cultural e paisagístico a milhares de atletas e visitantes. Com campanhas fortes de televisão, rádio, vídeo marketing, fotografia, e tantos outros, levamos a Serra D’Arga a casa dos Portugueses e de muitos estrangeiros de uma outra perspetiva. Mas também aos residentes destas fantásticas aldeias, o GTSA traz uma dinâmica espetacular, raro é o fim de semana, que não estejam centenas de pessoas a praticar atividades outdoor neste paraíso natural, para além da alegria trazida por estes forasteiros, novas oportunidades de negócio são criadas, indispensáveis para fixar população", destaca a Carlos Sá Nature Events.
O GTSA será mais uma vez, a grande final do Circuito Best Trails Series 2024.
Inscreve-te já para esta grande festa e junta-te às centenas que já o fizeram.
Foto de capa: © Susana Luzir
Comments