Operação da Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia hoje, e prolonga-se até 30 de outubro, com o objetivo de promover o patrulhamento de proximidade e de maior visibilidade, a fim de garantir a proteção e a segurança dos peregrinos que transitem ao longo do “Caminho Português”, do “Caminho Português da Costa” e do “Caminho Português Interior”, através dos Comandos Territoriais do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
Estas diferentes designações são referentes aos vários percursos pedestres que levam a Santiago de Compostela.
Os “Caminhos de Santiago” ganharam, uma nova “vida” nos anos 80 do século passado, com a realização da Jornada Mundial da Juventude, naquela cidade. A próxima Jornada Mundial da Juventude, irá realizar-se em agosto de 2023, na cidade de Lisboa, sendo "previsível um fluxo muito significativo de jovens de todo o mundo em Portugal e em particular, nos caminhos de Santiago", antevê a GNR em comunicado.
Ciente da importância que o “Caminho de Santiago” representa, "a Guarda manterá um conjunto de atividades operacionais com o objetivo de contribuir para a maior segurança e visibilidade junto dos peregrinos", assegura. "Para tal é necessário continuar a oferecer uma resposta específica em termos da Segurança Pública que, seja permanente no tempo, eficiente e se adapte aos períodos de maior intensidade de esforço operacional", frisa.
Assim, o objetivo é reforçar a presença da Guarda nos locais mais vulneráveis à passagem dos peregrinos, nomeadamente locais isolados e ermos, infraestruturas de acolhimento e locais de grande concentração, através de patrulhamento específico e ações de sensibilização.
A Guarda deixa, também os seguintes conselhos de segurança aos peregrinos:
Planeie/prepare o percurso antecipadamente;
Sinalize o início e fim dos grupos;
Evite desviar-se do percurso;
Caminhe apenas nos períodos diurnos;
Utilize roupas claras e material retrorrefletor;
No trajeto circule pelos passeios ou na ausência pelas bermas, sempre no sentido contrário ao trânsito;
Em grupo, caminhe em fila única;
Mantenha o telemóvel com bateria e o contacto diário com a família;
Não utilize auscultadores durante o caminho e evite o transporte de grandes quantidades de dinheiro;
Nos albergues não deixe bens/dinheiro ao alcance de terceiros;
Desloque-se sempre munido de documento de identificação (cartão de cidadão/passaporte e cartão europeu de saúde).
Nos períodos de maior afluência de peregrinos, a GNR realizará patrulhas conjuntas com a Guardia Civil, acrescenta.
Comments