A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 9 e 20 de agosto, garante a segurança da 84ª Volta a Portugal em bicicleta, com o empenhamento de militares da valência de trânsito e territorial, de todo o país. A 1ª etapa arranca já amanhã de Anadia, percorrendo vários concelhos, e termina em Viana do Castelo, que este ano é Cidade Europeia do Desporto.
A operação tem como objetivo "apoiar e garantir a segurança dos participantes durante as etapas, reforçando ainda o policiamento em todo o seu trajeto", explica a GNR em comunicado.
Para garantir a segurança e o acompanhamento da prova foi constituído um Destacamento eventual, composto por 28 militares, que irão acompanhar continuamente um prólogo e 10 etapas, no percurso entre Viseu e Viana do Castelo.
A Volta a Portugal em bicicleta, considerada a prova rainha do ciclismo português, vai ter a participação 133 ciclistas profissionais que irão competir:
Prólogo (09 de agosto): Viseu – Viseu;
1ª etapa (10 de agosto): Anadia – Ourém;
2ª etapa (11 de agosto): Abrantes – Vila Franca de Xira;
3ª etapa (12 de agosto): Sines – Loulé;
4ª etapa (13 de agosto): Estremoz – Castelo Branco;
5ª etapa (14 de agosto): Mação – Covilhã (Torre);
6ª etapa (15 de agosto): Penamacor – Guarda;
7ª etapa (17 de agosto): Torre de Moncorvo – Montalegre;
8ª etapa (18 de agosto): Boticas – Fafe;
9ª etapa (19 de agosto): Paredes – Mondim de Basto (Senhora da Graça);
10ª Contrarrelógio Individual (20 de agosto): Viana do Castelo – Viana do Castelo.
Os motociclistas da Guarda estarão dotados com o novo equipamento de proteção que lhes irá conferir um elevado nível de segurança, mitigando ao máximo a gravidade das consequências em caso de acidente.
"Com este equipamento de proteção, tecnologicamente evoluído, a Guarda afirma-se como precursora ativa na aplicação de tecnologia de ponta em prol da segurança física dos seus militares que desenvolvem a sua atividade em veículos de duas rodas a motor", remata.
留言