Município de Ponte de Lima, juntamente com a Associação de Escritores, Jornalistas e Produtores Culturais de Ponte de Lima, promove, no dia 21 de dezembro, às 16h30, na Biblioteca Municipal, a obra de um jovem escritor com ascendência limiana.
Chama-se Francisco Leitão Delgado, tem 11 anos, e revela uma aptidão natural para as letras.
Como indica o próprio título, o livro apresenta 30 contos, escritos pelo “14”, o seu nome artístico, que adveio do mundo basquetebolístico ao qual pertence e no qual orgulhosamente veste a camisola batizada com esse número, e que agora é transposto para a esfera literária.
A apresentação do livro, a decorrer na Biblioteca Municipal, contará, também, com a presença de pequenos artistas que, desafiados pelo autor, o apoiaram nesta nobre missão e enriqueceram o livro com as suas ilustrações.
Sobre o autor
“Francisco Leitão Delgado é um coração de menino.
Um dia disse à mãe «amo-te daqui até à lua e mais 14». Seriam quilómetros, léguas, milhas? Talvez uma medida maluca porque cresce todos os dias.
Ficou o nome artístico, inscrito na capa desta obra e resplandecente na sua camisola de habilidoso basquetebolista.
O 14 nasceu em Viana do Castelo no dia 1 de Fevereiro de 2011.
Nestes primeiros dez anos de vida, brilhou em sete desportos: patinagem, natação, judo, futebol, ténis, matraquilhos e basquetebol. E em sete ofícios: encantador de cachorros fofinhos, provador de bombons Portela, chef cozinheiro de panquecas, colecionador de pedrinhas preciosas, organizador meticuloso do seu quarto, escritor e pianista. O cachorro Scott gosta de passar os dias colado ao 14, a correr ao lado dele e a jogar à coelha. Depois, deita-se no chão da casa branquinha onde vivem e fica a ouvir o 14 tocar belas melodias.”
Comentarios