top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Festa do Espumante de Melgaço arranca hoje

22 de Novembro, 2024

A Festa do Espumante de Melgaço arranca esta sexta-feira, 22 de novembro, e prolonga-se até domingo, 24 de novembro, no Largo do Mercado Municipal. A Presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Dora Simões, vai presidir à abertura oficial do certame, cujo momento oficial da inauguração acontece pelas 18h00.



pessoas brindando com copos de vidro com espumante

«A Festa do Espumante promete uma experiência inesquecível, celebrando a identidade da nossa sub-região», atenta Manoel Batista, autarca de Melgaço, o Município mais a norte de Portugal.

 

Com uma programação diversificada, as grandes novidades desta edição são um momento profissional com o especialista internacional em vinhos Michael A. Schaefer, os showcookings unicamente dirigidos por chefs e produtores do concelho, uma mesa-redonda com produtores e momentos musicais protagonizados por artistas locais.


CERCA DE 30 PRODUTORES INSCRITOS NO PAINEL PARA PROFISSIONAIS


O especialista internacional em vinhos Michael A. Schaefer - CWE (Certified Wine Educator) vai estar na Festa do Espumante, num momento exclusivo para os produtores, com o propósito de capacitar e informar os cerca de 30 produtores da sub-região inscritos sobre as oportunidades de comercialização no mercado americano. «Este será um momento relevante para os profissionais do setor, visando expandir (ainda mais) o reconhecimento dos nossos vinhos além-fronteiras.», atenta Manoel Batista.


SHOWCOOKINGS PROTAGONIZADOS POR CHEFS E PRODUTORES LOCAIS


Nesta edição, a Festa do Espumante eleva a experiência enogastronómica centrando os momentos de showcooking em chefs e restaurantes locais, destacando a rica tradição gastronómica de Melgaço, harmonizando-a com espumantes de alvarinho da região. Os showcookings, moderados pelo Chef Marco Gomes, pretendem revelar a diversidade dos sabores locais com pratos típicos. «A proposta gastronómica ganha assim uma autenticidade ímpar ao ser conduzida pelos agentes do território. Teremos, com toda a certeza, uma conexão mais autêntica entre o visitante e o terroir.», garante o autarca melgacense.

homem de fato e gravata a discursar no púlpito
Manoel Batista - Presidente CM de Melgaço

Cada momento de degustação será uma viagem sensorial, onde a tradição e a excelência dos produtos locais se encontram. Com produtos que são autênticos embaixadores da tradição gastronómica da região e espumantes que elevam cada sabor, os showcookings da Festa do Espumante prometem uma celebração inesquecível do terroir melgacense.


A DENOMINAÇÃO DE ORIGEM MONÇÃO & MELGAÇO CONTINUA A SER UM TEMA RELEVANTE PARA MANOEL BATISTA


Outro destaque do evento será a mesa-redonda, sob o tema “Denominação de Origem (DO) Monção & Melgaço – Como valorizar o território”, conduzida pelos enólogos da região Luís Cerdeira, Anselmo Mendes e Márcio Lopes, com moderação de Joana Santiago (APA - Associação de Produtores de Monção e Melgaço), que irão trocar ideias e explorar novas estratégias de valorização do território, com vista a maximizar o potencial da DO.

tenda gigante repleta de público

«Continuámos na luta pelo debate da criação de uma DO (Denominação de Origem) própria. E, por isso, quisemos trazer novamente este tema para o centro das atenções.

Já o disse e volto a dizer: somos por excelência a montra da sub-região Monção Melgaço e da sua exclusividade. Em Monção e Melgaço temos uma casta que nos diferencia e nos torna únicos e devemos dela fazer bandeira, a casta alvarinho. Claramente estamos a falar da região dos vinhos verdes com mais dinamismo, maior afirmação, maior diferenciação, que puxa pelo preço dos vinhos verdes e da região. Não há nenhuma outra que tenha, neste momento, valor acrescentado como têm Monção e Melgaço. Portanto, estamos à frente, faz sentido que sejamos reconhecidos e tenhamos uma DO própria nos próximos anos. Os nossos produtores merecem esse reconhecimento.», referiu Manoel Batista.


PROGRAMA

22 DE NOVEMBRO – SEXTA-FEIRA

11h00 – Abertura

11h30 – Momento para produtores

Tema: Comercialização de vinho no mercado americano

Convidado: Michael A. Schaefer, CWE (Certified Wine Educator)

 

13h30 – Showcooking

Restaurante: Tasquinha da Portela - “Bife de presunto à Melgaço” harmonizado com espumante de alvarinho Dona Paterna

Prados de Melgaço | Sobremesa de queijo

 

15h00 – Prova comentada

Tema: O incrível mundo dos espumantes

Enóloga: Patrícia Peixoto

 

16h30 – Showcooking

Restaurante Miradouro do Castelo: “Costeleta de cachena com migas” harmonizada com espumante de alvarinho Alvaianas

Recordações d’ outrora: queijadas melgacenses

 

18h00 – Abertura oficial

 

22h00 – Música ao vivo com Nuno Casais – One Man Show

 

00h00 – DJ Martim Azevedo

 

03h00 – Encerramento

 

23 DE NOVEMBRO – SÁBADO

11h00 – Abertura

 

14h00 – Showcooking

Restaurante O Brandeiro: “Iguaria de carne cachena bio” harmonizada com espumante de alvarinho Valados de Melgaço

Delícias de Alvaredo: Bucho doce

 

15h30 – Mesa redonda

Tema: Denominação de Origem Monção & Melgaço – Como valorizar o território

Participantes: Enólogos Luís Cerdeira, Anselmo Mendes e Márcio Lopes, com moderação de Joana Santiago (Associação de Produtores de Alvarinho)

 

17h00 – Showcooking

Restaurante Miracastro: Arroz caldoso de “tortulhos” com enchidos de Melgaço harmonizado com o espumante de alvarinho Quintas de Melgaço

Recordações d’ outrora: Roscas de Melgaço

 

22h00 – Música ao vivo com Hourglass - Duo Áurea & Teófilo

 

00h00 – Grupo Smells like 90’s

 

03h00 - Encerramento

 

24 DE NOVEMBRO – DOMINGO

11h00 – Abertura

 

15h00 – Palco para Melgaço

Artistas locais:

• Paulo Pires, Maria Pires & Luís Pires

• Bruno Pereira & Andrea Domingues

• Nelson Dias & Guillaume Carvalho

• 7 em Palco

 

20h00 - Encerramento




 

0 comentário

Comments


bottom of page