A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço arranca já esta sexta-feira, 26 de abril, estendendo-se até domingo, 28 de abril, no Largo do Mercado Municipal. Pipa gigante será uma das atrações do certame que celebra a sua 30ª edição.
António Cunha, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte), vai presidir à abertura oficial do certame, cujo momento solene está marcado para as 18 horas.
PIPA GIGANTE COM "AS TRÊS DA MANHÃ" DA RÁDIO RENASCENÇA
Este ano, haverá uma pipa gigante, uma obra-prima pensada pela Quintas de Melgaço, para celebrar a 30ª edição da Festa do Alvarinho e do Fumeiro. Por considerar ser um símbolo tradicional no mundo do vinho e uma representação marcante da cultura vinícola, o Município de Melgaço abraçou o desafio, acreditando que será um verdadeiro tributo ao território. «A pipa não só simboliza a grandiosidade do evento, como honra todo o trabalho e dedicação que, ao longo dos anos, tem sido feito na sub-região.», diz o administrador da empresa, Pedro Soares. Durante o evento, esta pipa gigante acolherá emissões em direto de diversos órgãos de comunicação social e algumas atividades promovidas pelo município e pela Quintas de Melgaço, direcionadas aos visitantes. O programa da rádio Renascença “As Três da Manhã”, com as locutoras Ana Galvão, Inês Lopes Gonçalves e Joana Marques, será a primeira ação: em direto, entre as 7h e as 10h, do dia 26 de abril, sexta-feira.
No interior da pipa, ao longo dos três dias do evento, os visitantes terão também a oportunidade de viajar pelo território, através da utilização de óculos de realidade virtual. Todos os momentos serão divulgados nas redes sociais da Festa ( Facebook e Instagram).
A 30ª edição do evento reunirá 29 produtores de alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço e 16 produtores de produtos locais / inovadores.
Com uma área de 3800m2, o certame apresentará ainda espaços específicos para a restauração (com capacidade para cerca de 480 pessoas sentadas), onde quatro restaurantes - Miracastro, Miradouro do Castelo, O Brandeiro e Tasquinha Castreja - apresentarão excelentes propostas gastronómicas, e contará ainda com a presença de sete stands de animação turística/institucionais - Associação Cultural, Recreativa e Desportiva Melgaço Radical; Associação Coraltours Minho; Associação Portuguesa do Cão de Castro Laboreiro; Associação Promotores Turísticos Branda da Aveleira; Escola Superior de Desporto e Lazer; EPRAMI - Escola Superior do Alto Minho Interior; e Montes de Laboreiro/Melgaço WhiteWater.
Serão um total de 53 expositores. Juntos, vão dar a conhecer o potencial da região num certame que atrai milhares de visitantes de vários pontos do país, mas também da vizinha Galiza e ainda melgacenses emigrantes.
Durante os três dias do evento será ainda possível assistir a showcookings protagonizados pelos chefes Rui Paula, Hélio Loureiro e David Couñago Freire, que apresentarão propostas gastronómicas harmonizados com alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço. E, ainda, assistir a quatro provas comentadas de vinhos: Valéria Zeferino, da Revista Grandes Escolhas, que se debruçará na temática “Alvarinho à prova do tempo”; a Associação de Produtores de Alvarinho da Sub-Região de Monção e Melgaço – (APA), com o tema “Monção e Melgaço: Um Terroir Único”; Beatriz Machado, da Nieeport, com a temática “Uma Casta. Vários Estilos de Vinho”; e Manuel Malfeito, do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, com o tema "Entender as diferentes expressões do Alvarinho, sem descrever aromas nem dar notas".
Para além da exposição, prova e venda de produtos, o programa do evento contempla ainda o concurso do Mel, Salpicão, Presunto e Broa de Melgaço, produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP), mas também momentos de animação musical, diurna e noturna, que serão protagonizados por Quim Barreiros, pelo Grupo América, pelo Dj Viktor Soul, pelo grupo Charanga Camisas Negras, por Berto Boss, com o espetáculo Forever 80´s, e por um encontro de grupos folclóricos (Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Melgaço, Danças e Cantares Castrejos, Grupo Danças e Cantares de Mazedo e o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Tramagal). Haverá, ainda, uma diversidade de atividades paralelas, de animação turística e desportiva e, também, de enoturismo, que permitirão dar a conhecer Melgaço.
Consulte o programa completo aqui.
コメント