Castro Laboreiro é uma das aldeias mais emblemáticas do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), resultado do isolamento que sofreu no passado, o qual permitiu que chegassem intactos nos nossos dias, aspetos do património histórico e cultural da aldeia, como a arquitetura, a paisagem e o modo de vida das suas gentes, ainda hoje marcado por um forte espírito comunitário. Durante quatro dias, foram recriadas e assinaladas algumas dessas tradições e costumes.
Durante a tarde de segunda-feira, a população recriou o transporte e a meda do centeio, trabalhos que outrora se fazia para, por exemplo, ser possível confecionar o distinto e saboroso pão centeio de Castro Laboreiro.
O programa contou ainda com danças e bailes típicos, música tradicional a cargo dos grupos Danças e tradições de Castro Laboreiro, Etnográfico da Casa do Povo de Melgaço e do Folclórico Amizades do Alto Minho de Messy, a malhada tradicional e animação com o grupo “Los Cumberos”. Foram também apresentados os livros "PNPG Ambiente e Tradição (Castro Laboreiro)" e "Quem Somos os Que Aqui Estamos em Castro Laboreiro", no centro cívico.
No dia 15 de agosto teve lugar o concurso do Cão de Castro Laboreiro.
Fotos: © Município de Melgaço
Comments