Em 2022, foram 11 mil metros quadrados. Este ano, passa quase para o dobro, 20 mil metros quadrados. Durante três dias, entre 30 de junho e 2 de julho, o Parque das Caldas vai transformar-se num verdadeiro 'Alvarinhódromo'. A abertura oficial do evento está marcada para sexta-feira, pelas 11h00.
Apelidada de "A Maior Wine Party de Portugal", a Feira do Alvarinho de Monção celebra, este ano, a 26ª edição com novidades em termos logísticos e programação.
A Feira do Alvarinho de Monção vai decorrer, novamente no Parque das Caldas, numa área total de 20 mil metros quadrados, praticamente o dobro do ano passado, 11 mil metros quadrados.
De acordo com nota da autarquia de Monção, "a ampliação do recinto tem como finalidade reforçar as condições oferecidas aos expositores e garantir novos espaços de lazer e descanso, assegurando, também, uma circulação mais fluida dos milhares de pessoas esperadas neste evento singular e carismático, que deixa marca em todos e todas que nos visitam."
Nestes dias, o Parque das Caldas vai transformar-se num verdadeiro Alvarinhódromo com muitos motivos de animação e expositores diversos, entre os quais, produtores de vinho Alvarinho da Região de Monção e Melgaço, que aproveitam a feira para reforçar a comercialização, lançar novos produtos e encetar contactos empresariais.
Além da presença de 36 produtores de vinho Alvarinho, o rei da festa, o certame disponibiliza 20 tasquinhas e 20 expositores de instituições e artesanato, bem como um espaço lounge e uma área para restauração com destaque para o Bacalhau à Monção, com receita do Chef Vítor Sobral, e o “Cordeiro à Moda de Monção”, uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa.
A animação popular é colocada pelas charangas, grupos folclóricos, música ao vivo e DJ's. No último dia, a partir das 18h00, atuam os “Xutos & Pontapés”, uma das bandas rock mais relevantes de Portugal. O público, de todas as idades, promete entoar, num coro gigantesco, os grandes sucessos de uma banda que “atravessa” gerações de portugueses.
VENDAS NA FEIRA PODEM ATINGIR 1.6 MILHÕES DE EUROS
Aposta forte no sentido de assegurar dinamismo e competitividade à economia local, "o investimento municipal na realização da Feira do Alvarinho de Monção é de 400 mil euros, contudo, o retorno financeiro poderá situar-se entre 1.2 e 1.6 milhões de euros apenas no recinto do certame", indica nota do município.
“Os indicadores recolhidos pela autarquia permitem estimar que, durante os três dias do evento, só no recinto da feira, o retorno financeiro para os expositores possa ser multiplicado, no mínimo, por 3 ou 4 vezes mais”, assinala o Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa.
Ao longo dos três dias, a “Maior Wine Party de Portugal” aguarda a visita de mais de 100 mil pessoas, vindas de diferentes latitudes geográficas, que rumam à terra de Deu-la-Deu Martins, heroína local, com o desejo de sentir o ambiente e o espírito deste evento singular e carismático.
"Com o objetivo geral de defender e valorizar o vinho Alvarinho, reforçando a sua condição de instrumento estratégico na competitividade económica da região, a Feira do Alvarinho de Monção assume-se como um espaço de dinamização económica e animação popular, onde brindamos à amizade e à partilha de valores universais", frisa.
“Num ambiente verdadeiramente festivo, a Feira do Alvarinho de Monção proporciona animação entre todos, sendo um espaço de confraternização e convívio com vinhos deliciosos e comida saborosa. Visitem Monção nos dias 30 de junho e 1 e 2 de julho. Bem Vindos ao Reino do Alvarinho”, deixa o convite o autarca monçanense.
Commentaires