A Feira de Troca de Sementes regressa este sábado, 2 de março, distribuída pela Casa do Conhecimento e Escola Secundária de Paredes de Coura, numa iniciativa promovida Associação Quinta das Águias em parceria com o Município e o Agrupamento de Escolas, tendo como propósito consciencializar os mais jovens sobre a importância da preservação da biodiversidade e do nosso património genético para as presentes e futuras gerações.
A iniciativa arranca às 10h00, na Casa do Conhecimento, com Vera Roquete a explicar a ‘Utilização de ervas espontâneas no quotidiano’, seguido da ‘Atividade de identificação e confeção’. Após o almoço, já na Escola Secundária de Paredes de Coura, decorre a Feira de Troca de Sementes, a partir das 14h00.
A Feira de Troca de Sementes, já na sua 10ª edição, diz o Município de Paredes de Coura, "tem como objetivo proporcionar o encontro e convívio entre pessoas que valorizam as sementes e plantas locais e que ativamente contribuem para a sua preservação, face ao perigo de extinção provocado pela concorrência de variedades híbridas e transgénicas, que prejudicam o equilíbrio dos nossos ecossistemas".
Sabiam que perdemos 94% de sementes de vegetais no século XX?
das 544 variedades de couve, restam vinte e oito
das 158 variedades de couve-flor, restam nove
das 55 variedades de couve-rábano, restam três
das 34 variedades de alcachofra, restam duas
das 288 variedades de beterraba, restam dezassete
90 por centro das espécies de pepino estão perdidas
A diversidade dos stocks de sementes está tão ameaçada como o panda, a águia-real ou o urso polar
A preservação das sementes autóctones assume assim uma importância vital, uma vez que são cada vez mais raras, sendo progressivamente substituídas por sementes comerciais, que são as mesmas em todo o mundo, enquanto as sementes locais se foram adaptando durante muitas gerações às condições de solo e clima específicas da sua região de origem.
A Troca de Sementes vai proporcionar às pessoas o acesso às sementes originais que as poderão cultivar para sua própria utilização e para as manter vivas. Os interessados poderão encontrar nesta feira sementes raras e autóctones, que têm vindo a ser passadas de geração em geração ao longo do tempo.
Comments