4 de Maio, 2024
Já arrancou mais uma edição da EXPOVEZ – Feira do Alto Minho, que até este domingo, 5 de maio, reúne 101 expositores, provenientes do concelho de Arcos de Valdevez, assim como dos distritos de Viana do Castelo e de Braga, distribuídos por 138 stands no Centro de Exposições de Arcos de Valdevez. Estão presentes várias áreas como turismo, comércio, máquinas agrícolas, serviços, área alimentar, indústria, produtos locais, artesanato, produtos agrícolas e floricultura.
O certame visa apresentar as diversas atividades económicas e impulsionar os negócios.
Na abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, frisou que, até à data, esta “é uma das maiores feiras de atividades do Alto Minho”, realçando que “a economia local representa, em Arcos de Valdevez, algo que é extremamente estrutural para quereremos pensar em desenvolvimento; para que as pessoas queiram ter aqui o seu trabalho, atrair outros para virem para cá, quer sejam trabalhadores, quer sejam empresas.” Assim, concluiu, este certame tem como propósito mostrar “o bom que temos e o bem que sabemos.”
O concelho tem mostrado dinamismo, nomeadamente, na indústria, reunindo já quatro zonas empresariais, fruto de “uma aposta ganha”, diz o Presidente da Câmara, que isenta de derrama as empresas que se fixem no concelho, atribui reduções de 75% em todas as taxas dos serviços da Câmara Municipal, assim como isenção de IMI e de IMT nos imóveis onde se desenvolvam investimentos.
Na sessão, João Manuel Esteves adiantou que, esta semana foi apresentada uma candidatura para financiamento da primeira parte da construção da 5ª área industrial, que ficará instalada num espaço de 55 mil metros entre Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, um investimento de 685 mil euros por parte da Autarquia, e que aguarda agora financiamento de fundos comunitários.
A EXPOVEZ teve início em 1990, sendo esta a 22ª edição do evento que, ao longo dos vários anos “se tornou uma referência na região”, salientou o Vice-Presidente Executivo da Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca (ACIAB), Francisco Peixoto Araújo, destacando as potencialidades e o empreendedorismo da região.
Para a edição deste ano foi idealizada uma novidade, um local onde estão presentes 18 espaços da medicina alimentar, da estética, da cosmética, da imagem, do pronto a vestir, calçado e eventos, numa tentativa de dar um maior destaque a esta área.
Para além dos negócios que aqui se podem realizar, a feira inclui ainda um programa cultural que, no dia de abertura contou com o músico Daniel Sousa, a tocar concertina e, à noite, animação DJ.
O Município de Arcos de Valdevez cancelou o Festival da Canção Rural (dia 3) e o concerto de David Carreira (dia 4) devido à previsão de mau tempo para esta sexta-feira e sábado. Segundo informações recolhidas pela Barca Fm, o Festival da Canção Rural foi reagendado para a tarde do próximo dia 26, na Casa das Artes. Quanto ao concerto de David Carreira ainda não foi revelada a nova data.
A EXPOVEZ conta com um espaço da alimentação, onde estão presentes 16 tasquinhas a servir o que há de melhor em termos gastronómicos e de vinhos da região; para além dos stands com várias áreas, há uma zona infantil com insufláveis, para que as famílias possam trazer os seus filhos, assim como uma zona onde decorrerão campeonatos de radiomodelismo.
A Feira decorre até este domingo e a entrada é gratuita.
Comments