top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Exposição nos Claustros do Convento de São Domingos integra Festa de São Bartolomeu dos Mártires

No âmbito da Festa de São Bartolomeu dos Mártires, o Presidente da Câmara, Luís Nobre, e o Vice-Presidente, Manuel Vitorino, marcaram presença, esta terça-feira, na abertura da exposição patente nos Claustros do Convento de São Domingos, que ficará exposta até à Romaria d’Agonia.




tapete feito de sal com um mocho nos claustros

Esta Animação dos Claustros integra um pequeno tapete de sal, mostra parcial de autores de Viana ou ligados a Viana, exposição de pintura de Zaneta Jasaityté (Lituânia) e Paulo Moreira (Porto), bem como a exposição de fotografia “Um tempo, Um Espaço e Um Olhar”, de José Pastor. Contou ainda com a violinista Laura Lourenço na abertura da mostra.

pessoas nos claustros de um convento
© João Lomba

jovem mulher de vestido preto e sandálias tocando violino numa escadas
© João Lomba

Vasco Gonçalves, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate, destacou o “diálogo entre a fé e a cultura, a fé e a arte” que regressa após um interregno forçado pela pandemia. Realçou a exposição que reúne “pintura, fotografia e arte da escrita” que pretende que “escritores de Viana e ligados a Viana não fiquem no esquecimento”. “Os Claustros ficam abertos para que muitos possam ver, visitar e apreciar esta beleza”, considerou.

homens de pé dentro de uma espécie de igreja
© João Lomba

Também José Pastor, da organização desta exposição, realçou o facto de a música, a pintura e a literatura que integra a Animação dos Claustros contar com o talento de “valores” de Viana do Castelo ou ligados à Princesa do Lima.

estátua de pedra de um santo, e pessoas atrás a ver
© João Lomba

A Festa de São Bartolomeu dos Mártires é uma iniciativa da Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate e acontece inserida no 2.º Encontro da Editora Oficina das Edições / Animação dos Claustros / Paróquia de Monserrate.

pessoas visitando uma exposição num claustro
© João Lomba

O Papa Francisco canonizou Bartolomeu dos Mártires em 2019 através de um Decreto, proclamado solenemente em 10 de novembro. Desde então, a 18 de julho S. Bartolomeu dos Mártires é celebrado e evocado como santo, colocado diante da Igreja universal como exemplo de vida cristã e de pastor.


Frei Bartolomeu dos Mártires nasceu em Lisboa a 3 de maio de 1514 e é recordado como um modelo de dedicação à Igreja Católica e aos mais carenciados. A nível internacional, afirmou-se como uma das vozes de referência no Concílio de Trento, num momento em que a Igreja Católica estava confrontada com a Reforma Protestante.


A 23 de fevereiro de 1582 renunciou ao arcebispado e recolheu-se ao convento dominicano da Santa Cruz, também conhecido por Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, nascido por seu empenho em 1561 para favorecer os estudos eclesiásticos e a pregação.


A 16 de julho de 1590 morreu no convento que ajudara a fundar. O seu túmulo situado no altar da Igreja de S. Domingos é, ainda hoje, venerado e respeitado por uma população que não esquece o homem que foi um pregador, teólogo e pastor exemplar, passando uma grande parte da sua vida em visitas pastorais, sem esquecer os mais desfavorecidos.




0 comentário

Comments


bottom of page