A exposição é da responsabilidade dos alunos finalistas do curso de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo e poderá ser visitada até 25 de setembro. A inauguração acontece esta quinta-feira, pelas 16 horas.
A pesquisa é inerente a qualquer processo criativo. Às vezes, encontramos o que pretendemos. Outras vezes, o que encontramos é apenas um erro. Foi baseado nesta premissa que os estudantes finalistas do curso de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) desenvolveram a exposição “Error 404 – Art is found”, que será inaugurada esta quinta-feira, às 16 horas, na Oficina Cultural do IPVC, em Viana do Castelo.
“Error 404 – Art is found” conta com perto de uma vintena de trabalhos, expressos em pinturas, esculturas, instalações ou fotografias, que representam opções, características e traços dos estudantes que chegam agora ao fim na sua licenciatura. “Neste último ano, os estudantes tiveram oportunidade de serem eles a decidir que materiais e técnicas utilizar no desenvolvimento deste projeto autoral. No primeiro semestre, ainda trabalham com diferentes meios. No entanto, depois fomos afunilando, porque o curso está estruturado para proporcionar aos alunos uma progressiva autonomia, de forma a trabalharem as linguagens e as abordagens em que se sentem mais confortáveis”, explica o coordenador do curso de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, Hélder Dias, citado em nota de imprensa do Politécnico.
Além dos trabalhos que poderão ser visitados até 25 de setembro, os estudantes finalistas da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da ESE-IPVC tiveram também oportunidade para explorar e colocar na prática os conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Curadoria. Não se limitaram a desenvolver os trabalhos agora expostos, mas trabalharam também “no próprio desenho da exposição, na composição gráfica e na escolha do título da exposição”, acrescenta Hélder Dias. “Este envolvimento na curadoria e em todo o restante processo da exposição é produtivo, além de ser mais uma oportunidade de aprendizagem e, ao mesmo tempo, de aplicar conteúdos lecionados”, salienta o professor.
A exposição é inaugurada amanhã, dia 15 de junho, na Oficina Cultural do IPVC e poderá ser visitada até ao início do próximo ano letivo.
Comments